Fóruns

Agenda de eventos

FÓRUM NACIONAL CONFAP - JOÃO PESSOA (PB) - 2019

Representantes das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Britânico, Conselho Europeu e autoridades da área acadêmica/científica estarão reunidos em João Pessoa, nos dias 6 e 7 de junho. O objetivo é discutir, durante o Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), oportunidades de parcerias nacionais e internacionais em pesquisa e inovação e como superar as dificuldades financeiras para a pesquisa, em especial para a pós-graduação no Brasil.

A solenidade de abertura do Fórum do Confap Paraíba será aberta ao público e acontecerá na quinta-feira (6), às 9h, no auditório do Sebrae, com as presenças do governador do Estado, João Azevedo Lins Filho; do secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade; do secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Claudio Furtado; representantes do MCTIC, CNPq, Finep, presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa e autoridades convidadas.

De acordo com a programação, às 9h40, haverá a palestra do secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT), Aléssio Trindade, e do Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia, Claudio Benedito Silva Furtado, com tema: “SEECT – Um Arranjo Institucional de Sucesso”. Em seguida, será realizada uma mesa redonda com Agências Nacionais (MCTIC, CNPq, CAPES e FINEP) que discutirão “Como superar as dificuldades financeiras para a pesquisa, em especial para a pós-graduação no Brasil”.

A partir da programação da tarde do dia 6, será desenvolvida uma pauta interna iniciando às 14h, no Atlântico Praia Hotel, com mesa redonda entre Parceiros Internacionais, sobre Resultados e perspectivas dos acordos e convênios com o Confap, que beneficiam pesquisadores de vários Estados do Brasil, através de parceria com as FAPs estaduais. Em seguida, será apresentado o Programa Ciência na Escola, por Maria Zaira Turchi (MCTIC) e o Programa Popularização da Ciência, por Ivo Leite Filho (MCTIC).  As ações do Sebrae serão tema de palestra do Sebrae Nacional.

O Fórum Confap Paraíba continua no dia 7, às 9h, com apresentações de Projetos de Pesquisa para Políticas Públicas – Parcerias, por José Ricardo de Santana – Secretário Executivo da CMED-SE; Um Caso de Planejamento: FAPDF, por Alexandre André dos Santos; e Relato dos Grupos de Trabalho e deliberações. O Fórum é uma realização do Confap – Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa e da Fapesq – Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba.

Pré-Evento – Colaboração Brasil/União Europeia
Antecedendo o Fórum, o Confap e a Fapesq vão realizar na próxima quarta-feira (5), o Workshop Colaboração Internacional entre Brasil e União Europeia em Pesquisa e Inovação, das 14 as 17h30, no Atlântico Praia Hotel. O evento é destinado às Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba, pesquisadores e demais interessados, para uma sessão informativa sobre as oportunidades de parcerias internacionais em pesquisa e inovação, com a União Europeia.

O objetivo do seminário é fortalecer a cooperação entre pesquisadores do Brasil e da União Europeia e Países Associados, assim como de organizações europeias e brasileiras, em ações conjuntas de Pesquisa e Inovação. De acordo com a programação, o evento terá início às 14 horas, com as presenças do vice-presidente do CONFAP, Fábio Guedes; o secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Claudio Furtado, do presidente da FAPESQ, Roberto Germano Costa, e representantes das instituições de ensino superior do Estado e de instituições internacionais. O primeiro tema a ser debatido será “Cooperação entre Brasil e União Europeia no contexto do Horizonte 2020 e linhas gerais do próximo programa Horizonte Europa”, com Laura Maragna, da Seção de Ciência, Tecnologia e Inovação, Delegação da União Europeia no Brasil.

Em seguida serão passadas orientações práticas sobre participação e oportunidades, por Elisa Natola, assessora para Cooperação Internacional Brasil-Europa/CONFAP, que falará sobre ENRICH in Brazil – European Network of Research and Innovation Centres and Hubs, Brazil. A programação segue com H2020 – Programas de fomento à mobilidade, por Marie Skłodowska-Curie Actions – MSCA: oportunidades de fomento da mobilidade com a União Europeia, e Elisa Natola, que falará sobre Ponto focal MSCA para o Brasil e EURAXESS – Informações e apoio aos pesquisadores brasileiros interessados em oportunidades na Europa.

Outras oportunidades de cooperação internacional serão discutidas, tais como Cooperação com o British Council, UK Academies, Research Councils UK, Fundo Newton e oportunidades junto com a Fundação Bill & Melinda Gates, por Flávia Cerqueira, assessora para Cooperação Internacional/CONFAP e Cooperação com as Joint Programming Inititatives (JPIs) e outras parcerias bilateriais/multilaterais, por Elisa Natola.

Link para inscrições: https://bit.ly/2Vi7vms

Informações (83 – 9921 4205)

Fonte: Comunicação Fapesq.



Outros fóruns

FÓRUM NACIONAL DO CONFAP - BRASÍLIA 2019

FÓRUM NACIONAL CONFAP - BELO HORIZONTE (MG) - 2018

FÓRUM NACIONAL CONFAP - VITÓRIA (ES) - 2018