| Em 30/07/2020

Alianca Tropical de Pesquisa da água entre Brasil e Austrália é apresentada ao Confap e Faps do Nordeste em videoconfêrencia

(Imagem: reprodução videoconferência)

 

Na tarde desta quarta-feira, 29/07, foi realizada por videoconferência, reunião com representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e de algumas FAPs do Nordeste para a apresentação da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA – Tropical Water Research Alliance), uma parceria entre instituições (públicas e privadas) e o meio acadêmico do Brasil e da Austrália.

O objetivo geral da TWRA é desenvolver tecnologias ambientais e apoios metodológicos para o desenvolvimento de uma gestão integrada e sustentável em bacias hidrográficas tropicais, por meio do treinamento pessoal, mitigação dos efeitos da degradação ambiental e das mudanças climáticas. Além de servir como ponte para melhorar a comunicação entre os conhecimentos científicos e as necessidades da sociedade.

Além da apresentação da TWRA para as FAPs do Nordeste, o Confap, no conjunto de suas Fundaçãoes, assumiu o compromisso de realizar em breve, termo de cooperação entre o Conselho e a TWRA, para possibilitar o intercâmbio científico e a aproximação entres as ações de pesquisa e gestão das bacias hidrográficas tropicais.

Participaram da reunião o Prof. Fábio Guedes Gomes – Presidente do Confap, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal); o Prof. Roberto Germano – Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – (Fapesq); Flávia Cerqueira – Assessora de Cooperação Internacional do Confap; João Vicente Costa Lima – Diretor Científico da Fapeal; Flávio Mauricio Sá dos Santos – Diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema);  Suzana Gico Montenegro –  Presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), representando Fernando Jucá – Presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe); e José Gonçalves Júnior – Coordenador Geral da TWRA no Brasil.

 

Assista o vídeo institucional da TWRA:

 

Para conhecer mais sobre a TWRA – Tropical Water Research Alliance,  acesse: thetwra.org

 

Assessoria de Comunicação Social – Confap

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE

| Em 29/07/2020

Aliança Tropical de Pesquisa da Água entre Brasil e Austrália é apresentada ao Confap e FAPs do Nordeste em videoconferência

(Imagem: reprodução videoconferência).

Na tarde desta quarta-feira, 29/07, foi realizada por videoconferência, reunião com representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e de algumas FAPs do Nordeste para a apresentação da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA – Tropical Water Research Alliance), uma parceria entre instituições (públicas e privadas) e o meio acadêmico do Brasil e da Austrália que busca promover uma abordagem integrada para a pesquisa e gestão das bacias hidrográficas tropicais.

O objetivo geral da TWRA é desenvolver tecnologias ambientais e apoios metodológicos para o desenvolvimento de uma gestão integrada e sustentável em bacias hidrográficas tropicais, por meio do treinamento pessoal, mitigação dos efeitos da degradação ambiental e das mudanças climáticas. Além de servir como ponte para a aproximação dos conhecimentos científicos junto à sociedade.

A Aliança se propõe a atuar em rede, abrangendo ao todo, 30 áreas do conhecimento relacionadas a água, como a Microbiologia, Oceanografia, Biogeoquímica, Botânica, Zootecnia, Ecotoxicologia entre outras. E suas principais metas são trabalhar pela conservação da biodiversidade; a geração de tecnologias para o desenvolvimento sustentável e de soluções de crises ambientais; a elaboração de uma proposta de programa de restauração das zonas ripárias das bacias hidrográficas; o aprimoramento dos métodos de comunicação entre a academia, sociedade e tomadores de decisão brasileiros e australianos; e o treinamento e aprimoramento de profissionais, técnicos e estudantes a nível internacional. Atualmente a Aliança está presente em 19 estados brasileiros e já conta com 120 pesquisadores de 30 instituições.

Além da apresentação da TWRA para as FAPs do Nordeste, foi proposto pelo Confap, no conjunto de suas Fundações, a elaboração de um termo de cooperação entre o Conselho e a TWRA para o intercâmbio científico e aproximação de ações relacionadas à pesquisa e gestão das bacias hidrográficas tropicais.

Participaram da reunião o Prof. Fábio Guedes Gomes – Presidente do Confap, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal); o Prof. Roberto Germano – Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – (Fapesq); Flávia Cerqueira – Assessora de Cooperação Internacional do Confap;  Prof. João Vicente Costa Lima – Diretor Científico da Fapeal; Prof. Flávio Mauricio Sá dos Santos – Diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); Profª. Suzana Gico Montenegro –  Presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), representando Fernando Jucá – Presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe); e José Gonçalves Júnior – Coordenador Geral da TWRA no Brasil.

 

Para conhecer mais sobre a TWRA – Tropical Water Research Alliance, acesse: thetwra.org

 

Assista o vídeo institucional da Aliança:

 

Assessoria de Comunicação Social – Confap 

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE