| Em 21/01/2021

Disponível Chamada Transnacional Conjunta: ERA PerMed 2021

 

O ERA PerMed é uma chamada (ERA-Net Cofund) no âmbito do programa de fomento de pesquisa e inovação Horizonte 2020, apoiado por 32 parceiros de 23 países, e co-financiado pela União Europeia (UE). 

Com o tema “Projetos de pesquisa multidisciplinar em Medicina Personalizada – Desenvolvimento de ferramentas de suporte clínico para implementação de Medicina Personalizada”, esta é a quarta Chamada Transnacional Conjunta ERA PerMed, e promove atividades de pesquisa e inovação que estabelecem vínculos estreitos entre a pesquisa clínica, ciência da computação/informática médica e pesquisa sobre aspectos éticos, legais e sociais no campo da Medicina Personalizada.

O objetivo geral da chamada é melhorar a prevenção e o gerenciamento de doenças, com base em uma estratificação de pacientes mais ampla e mais eficiente, caracterizada e definida por diagnósticos e protocolos de tratamento/prevenção personalizados para pacientes e indivíduos em risco de doença. 

As organizações de financiamento dos 23 países que participam desta chamada buscam promover a colaboração interdisciplinar inovadora e encorajar propostas de pesquisa transnacional (Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Croácia, Dinamarca, Egito, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Israel, Itália, Letónia, Luxemburgo, Noruega, Panamá, Polônia, Romênia, Espanha, Suécia e Turquia). 

O orçamento total disponível para a chamada é de aproximadamente 24 milhões de Euros. E o orçamento brasileiro até o momento* é de 1.214.000,00 de Euros. 

Confira as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada no Brasil*:

1 – FAPDF (Distrito Federal)

2 – FAPEAM (Amazonas)

3 – FAPEPI (Piauí) 

4 – FAPERGS (Rio Grande do Sul) 

5 – FAPERJ (Rio de Janeiro)

6 – FAPES (Espírito Santo)

7 – FAPESB (Bahia)

8 – FAPESP (São Paulo)

9 – FUNCAP (Ceará)

10 – FAPEMA (Maranhão)

11- FAPEG (Góias)

12- Fundação Araucária (Paraná)

* Outras FAPs ainda podem aderir à Chamada; o orçamento alocado por cada FAP é detalhado no “Guidelines for Applicants” no site da Chamada. 

Cronograma

– Prazo para envio de pré-propostas: 4 de março de 2021 (17:00 – CET)

– Abertura da ferramenta de submissão online de propostas completas: 13 de maio de 2021

– Prazo para envio de propostas completas convidadas: 17 de junho de 2021 (17:00 – CET)

 

 

Dúvidas de pesquisadores brasileiros podem ser enviadas para a Assessora de Cooperação Internacional do Confap (Brasil-UE), Elisa Natola, no e-mail elisa.confap@gmail.com, ou diretamente com os contatos das FAPs participantes da chamada (consulte aqui).

 

 

Assessoria de Comunicação Social – Confap

 

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE