| Em 22/09/2020

Disponível resultado da Chamada Internacional com foco em Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Biodiversa 2019-2020

 

Está disponível o resultado da Chamada Internacional Biodiversa 2019-2020, lançada em setembro do ano passado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, em parceria com a BiodivERsA – rede de 39 ministérios e organismos internacionais de 24 países europeus e países parceiros, articulados em projeto ERA-NET, financiado dentro do Programa Horizonte 2020, da União Europeia.

O fomento será concedido a projetos de pesquisas científicas que propuseram soluções para quatro temas prioritários: 

1- Consequências das mudanças climáticas na biodiversidade e efeitos naturais sobre a população; 

2- Processos de feedback em biodiversidade climática; 

3- Soluções potenciais baseadas na natureza para mitigação e adaptação a mudanças climáticas; 

4- Sinergias e trocas entre políticas voltadas à biodiversidade, clima e outros setores relevantes, e o papel dos agentes das mudanças.

No total, 231 pré-propostas e 82 propostas completas e elegíveis foram recebidas e avaliadas por uma Comissão de Avaliação independente que classificou os projetos. 20 projetos de pesquisa foram selecionados e recomendados para financiamento pelo Comitê Diretor da Chamada – composta por todas as organizações financiadoras participantes –  representando um  montante total de financiamento de mais de 24 milhões de euros. Além disso, três projetos foram incluídos em uma lista de espera complementar.

Para o Brasil, quatro projetos foram indicados pela BiodivERsA para aprovação*, são eles:

  • CLAMBIO – Avaliação dos efeitos das mudanças climáticas passadas e futuras sobre a biodiversidade amazônica. ( FI , BR, DE, UK). 

          (FAPs: FAPEAM – Amazonas / FAPESP – São Paulo)

  • EPICC – Instrumentos de Política Ambiental entre Cadeias de Commodities: Comparando a governança multinível para a Proteção da Biodiversidade e Ação Climática no Brasil, Colômbia e Indonésia. ( BE , DE, BR, ID, NO, SE).

          (FAPs: FAPERJ – Rio de Janeiro / FAPESC – Santa Catarina)

  • MixForChange – Plantações florestais mistas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. ( FR , AT, BE, BR, CA, DE, IT, SE).

          (FAP: FAPESP – São Paulo)

  • RESTORE – Estratégias biotecnológicas inovadoras para melhorar a tolerância das árvores à seca e a diversidade microbiana para fins de restauração florestal ( BR , DE, FR).

          (FAP: Fundação Araucária – Paraná)

*Importante: os projetos brasileiros que constam no resultado divulgado pela BiodivERsA, são indicados pela entidade para aprovação, e a efetiva aprovação deve ser realizada diretamente pelas agências de fomento dos projetos em cada país (no caso do Brasil, as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – FAPs, que aderiram à Chamada).

 

  • Para acessar o resultado da Chamada Biodiversa 2019-2020 clique aqui.

 

Lançamento da nova Chamada BiodivRestore 2020

Dando continuidade a parceria internacional, será lançado no início de outubro de 2020 a chamada transnacional conjunta BiodivRestore 2020, para projetos de Pesquisa & Inovação em “Conservação e Restauração de Ecossistemas Degradados e sua Biodiversidade, incluindo o foco em Sistemas Aquáticos”. Uma iniciativa do Water JPI e da BiodivERsA, em parceria com a União Europeia e o Confap. Para saber mais clique aqui

 

Assessoria de Comunicação Social – Confap

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE