| Em 25/11/2020

Evento virtual marca o início da Cooperação Científica entre o CONFAP e a Wallonie-Bruxelles International

 

Representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Wallonie-Bruxelles International (WBI) se reuniram por videoconferência, na manhã desta quarta-feira (25) no Brasil e, à tarde na Bélgica, pela diferença de fuso horário, para dar início a parceria de cooperação acadêmica e científica assinada entre as entidades em setembro deste ano. O evento virtual serviu para apresentação institucional das entidades brasileiras e belgas, e compartilhamento das prioridades e áreas estratégicas para convergência de ações entre os países.

Abriram a programação do encontro virtual e deram as boas-vindas aos participantes, o presidente do Confap e da FAPERGS, Prof. Odir Dellagostin, e o Inspetor Geral de Relações Bilaterais da WBI, Christian Carette. Em seguida, Julie Dumont, Adida de Ligação Científica da WBI no Brasil, apresentou aos participantes o Memorando de Entendimento-MoU (do inglês, Memorandum of Understanding) assinado entre o Confap e a WBI em 17 de setembro deste ano,  que oficializou a cooperação mútua para o financiamento de projetos de pesquisa; o intercâmbio de pesquisadores brasileiros e belgas (Pós-Docs e estudantes de PhD); a organização de seminários e workshops conjuntos (como o que ocorreu nesta manhã); e a preparação e coordenação de atividades de C,T&I conjuntas. 

Apresentação das FAPs brasileiras

As ações brasileiras realizadas pelo Confap, no conjunto das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), foram apresentadas pelo presidente do Confap e da FAPERGS, Prof. Odir Dellagostin; pelos presidentes das FAPs, Prof. Jerson Lima (FAPERJ) e Prof. Paulo Sérgio Lacerda Beirão (FAPEMIG); pelos Diretores de Ciência, Tecnologia e Inovação das FAPs, Prof. Luiz Márcio Spinosa (Fundação Araucária), e Prof. Amauri Bogo (FAPESC); e pelo Gerente de Relações Institucionais da FAPESP, Horacio Aragonés Forjaz.

Ecossistema de CT&I na Bélgica

O ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bélgica e suas áreas estratégicas foram apresentadas pelos representantes associados da WBI: Marc Dechamps, Diretor de Relações Internacionais da Biowin; Françoise Scheepers, Gerente de Comunicação e Marketing da Greenwin; Anthony Bievelez, Gerente de Projetos da Skywin; Yuan Chai, Diretora de Relações Internacionais da Wagralim; Thibaud van Rooden, Diretor de Relações Internacionais da Mecatech; e Bernard Piette, Diretor Geral da Logistics in Wallonia.

Fechando a programação, Pierre Demoitié, Gerente do Programa de Pesquisa Beware Cofund Grants, apresentou o edital Beware Fellowships 2; e Thierry Lemoine, Consultor de Relações Internacionais da Valônia (DG06), apresentou as ações do programa ERA-NET Cofund.

Assista o webinar (em inglês) na íntegra:

Faça o download das apresentações do webinar:

  • Apresentações brasileiras

1- Prof. Odir Dellagostin (CONFAP)

2- Prof. Jerson Lima (FAPERJ) 

3- Prof. Paulo Sérgio Lacerda Beirão (FAPEMIG) 

4- Prof. Luiz Márcio Spinosa (Fundação Araucária) 

5- Prof. Amauri Bogo (FAPESC)

6- Horacio Aragonés Forjaz (FAPESP)

  • Apresentações Belgas

1- Marc Dechamps (BIOWIN)

2- Françoise Scheepers (GreenWin)

3- Anthony Bievelez (SKYWIN)

4- Yuan Chai (Wagralim)

5- Thibaud van Rooden (MecaTech)

6- Bernard Piette (Logistic in Wallonia) 

7- Pierre Demoitié (BEWARE2) 

8- Thierry Lemoine (ERAnets)

 

Assessoria de Comunicação Social – Confap 

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE