| Em 24/06/2020

Fapeg promove lives para capacitar selecionados no Programa Centelha/GO

Atividades organizadas pela Fapeg buscam orientar desenvolvimento de negócios inovadores em Góias

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) promove, de 29 de junho a 1º de julho, uma semana de capacitação para os selecionados no Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores, o Programa Centelha/GO. As atividades serão realizadas em formato de lives a serem transmitidas no canal Youtube da Fapeg e tem como finalidade orientar os contemplados no programa no desenvolvimento de seus negócios inovadores. Interessados já podem acessar o canal e ativar lembretes para as transmissões.

A programação busca ainda repassar informações sobre os procedimentos para aplicação dos recursos financeiros que o Governo de Goiás irá disponibilizar aos selecionados e esclarecer dúvidas sobre contratação, prazos, prestação de contas e relatórios técnicos. Além disso, a programação conta com atividade de integração com vários parceiros do ecossistema goiano de inovação.

A live de boas-vindas acontecerá no dia 29 de junho, segunda-feira, às 14 horas, e será feita pelo presidente da Fapeg, Robson Domingos Vieira e pelo analista da Finep, Vitor Kappel, que farão os informes gerais. Às 15 horas, está prevista uma apresentação de casos de sucesso do Tecnova I, tendo como mediador o gerente de Inovação da Fapeg, Guilherme Resende. Será uma oportunidade de troca de experiência em que os recém-contemplados do Programa Centelha poderão saber mais sobre este outro programa de apoio a inovação. O Tecnova (Programa de Apoio à Inovação Tecnológica) é um programa similar ao Centelha/GO, executado pela Fapeg em parceria com a Finep que tem como objetivo estimular o desenvolvimento industrial e de setores econômicos considerados estratégicos na política pública de inovação do Estado de Goiás.

Ainda no dia 29, às 16h30, Milene Dantas, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vai falar sobre a “Importância da Propriedade Intelectual no seu Negócio”. O destaque será dado para os principais ativos de propriedade intelectual como marcas, software, patentes e informação tecnológica, fundamentais para os pequenos negócios protegerem suas inovações e se tornarem competitivos no mercado.

No dia 30, às 14h, serão promovidas apresentações sobre o Ecossistema Goiano de Inovação, tendo como mediador o diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Marcos Arriel. Neste dia serão abordadas as ações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), apresentadas pela superintendente de Inovação Tecnológica, Lidiane Abreu. A subsecretária de Empreendedorismo e Geração de Renda da Secretaria de Indústria e Comércio, Desirée Peñalba apresentará ainda as capacitações disponíveis na pasta para auxiliar os contemplados. A tarde contará ainda com apresentação do Presidente da Rede Goiana de Inovação e Coordenador do Inova Centro e PROIN da UEG, Ewerton Costa, em que serão apresentadas as incubadoras existentes no Estado de Goiás e o que podem oferecer aos novos empresários.

Oficina

Uma oficina sobre contratação e prestação de contas acontecerá no dia 1º de julho, das 14 às 15 horas. A capacitação será feita pelo assessor da Diretoria Científica e de Inovação, Roberto Pacheco e pela gerente de Operações de Fomento, Lorena Peixoto. Eles vão falar sobre os procedimentos para a contratação dos projetos aprovados; o repasse dos recursos financeiros aprovados; o acompanhamento, avaliação dos resultados e prestação de contas; elaboração do relatório técnico e prestação de contas final; as obrigações das partes e esclarecer quaisquer dúvidas dos participantes.

Centelha/GO

O Centelha Goiás é promovido pelo Governo do Estado por meio da Fapeg, em parceria com o MCTI, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação Certi. O principal objetivo da iniciativa é estimular a criação de negócios inovadores e fomentar a cultura empreendedora no estado de Góias. Os projetos serão acompanhados por um ano após a contratação.

SERVIÇO: Semana da Capacitação – Programa Centelha Goiás

29 de junho

14h: Boas-vindas e Orientações Gerais
Robson Vieria – Presidente da Fapeg
Vitor Kappel – Analista de Pesquisa da Finep

15h: Casos de Sucesso – Tecnova I
Guilherme Rezende – Gerente de Inovação da Fapeg
Rafael Barbosa – CEO da Xpory.com
Wyndson Alencar – CEO da MixEvents

16h30: Importância da Propriedade Intelectual no Seu Negócio
Polyana Mendonça – Gerência de Inovação da Fapeg
Milene Dantas: Chefe do Escritório Regional do INPI em Goiás

30 de junho

14h: Ecossistema Goiano de Inovação
Marcos Arriel – Diretor Científico e de Inovação da Fapeg
Lidiane Abreu – Superintendente de Inovação Tencológica da Sedi
Desirée Peñalba – Subsecretária de Empreendedorismo e Geração de Renda da SIC
Ewerton Costa – Presidente da RGI e Coordenador do Inova Centro e Proin da UEG

1º de julho

14h: Contratação e Prestação de Contas
Roberto Pacheco – Diretoria Científica e de Inovação da Fapeg
Lorena Peixoto – Gerente de Operações de Fomento da Fapeg

Transmissão pelo canal da Fapeg no Youtube.

Fonte: FAPEG 
> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE