| Em 22/02/2021

FAPEMIG disponibiliza painel de indicadores que permitem conhecer melhor a atuação da agência nos últimos 10 anos

Foto: Divulgação FAPEMIG

Qual o valor investido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig em seus programas nos últimos 10 anos? Como é a distribuição dos valores financiados, por instituição e por área do conhecimento? Qual o perfil dos pesquisadores beneficiados? Esses são alguns dos dados disponibilizados pela Fundação na seção “Resultados” de seu site institucional (https://fapemig.br/pt/resultados-fapemig/).

Lançada em fevereiro, o painel de indicadores reúne e disponibiliza informações sobre os apoios concedidos pela FAPEMIG nos últimos 10 anos. “Essa é mais uma ação que busca dar visibilidade e transparência às ações de fomento à CT&I empreendidas pela FAPEMIG no Estado”, destaca Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da Fundação.

Como funciona 

Todos os dados que compõem o painel de indicadores foram retirados diretamente do sistema Everest, plataforma de submissão, gerenciamento e administração de informações da FAPEMIG. “Os interessados podem fazer pesquisas de acordo com seu interesse, cruzando diversos tipos de dados, como instituição, área de conhecimento, tipo de beneficiário e programas”, explica Fabiano de Souza Valentim, coordenador do Núcleo de Inteligência Organizacional e Gestão Estratégica da FAPEMIG.

Além de conferir maior transparência às ações, o painel pode contribuir para a organização das instituições. “As informações são úteis, por exemplo, como instrumento de planejamento para a FAPEMIG e para as instituições e pesquisadores do Estado, que conseguem observar o perfil dos financiamentos concedidos: áreas demandadas, programas com maior repasse de recursos, dentre outros”, completa.

Transparência 

Além dos indicadores, a seção Resultados disponibiliza outros produtos que permitem aos pesquisadores e cidadãos acompanhar as ações da FAPEMIG. No local, é possível encontrar os relatórios anuais de atividades, com um resumo das ações e resultados da agência mineira em cada ano; relatórios de programas, como aquele que traz os resultados do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS); vídeos  curtos (pitch) nos quais os pesquisadores contam sobre seu trabalho de pesquisa; e o Fapemig em Dados, vídeos com informações sobre financiamentos e atividades exercidas pela Fundação ao longo dos anos.

 

Fonte: FAPEMIG

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE