| Em 29/07/2020

FAPERGS abre inscrições ao Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020

Inscrições para concorrer ao prêmio vão até 23 de agosto de 2020. (Foto: Paulo I. M. Florindo)

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT, está com as inscrições abertas para a indicação de pesquisadores para o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020. As inscrições devem ser realizadas até 23 de agosto de 2020, no endereço: www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br.

O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020 celebra 10 anos de reconhecimento ao trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando a importância do investimento em ciência, inovação e tecnologia como ferramentas para alavancar o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.

Com o tema que acompanha a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”, esta 10ª edição terá comemorações em um novo formato, em função da pandemia, mas mantendo o mesmo destaque em valorização à ciência que sempre norteou todos os eventos.

A décima edição acontecerá por transmissão nas redes sociais de 18 a 23 de outubro, com a programação a ser divulgada.

Para o diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, O Prêmio Pesquisador Gaúcho pode ser considerado o Oscar da ciência no Estado. “Este é o evento anual que reconhece e premia os mais brilhantes profissionais que atuam na pesquisa científica, no desenvolvimento tecnológico e na inovação, tanto na academia quanto no setor produtivo privado. A FAPERGS se orgulha de poder fazer este reconhecimento e dar visibilidade ao valoroso trabalho desenvolvido por estes profissionais. A décima edição é um marco importante, pois representa a consolidação perante a comunidade científica e a sociedade em geral”, destacou Odir.

O evento on-line contará com a presença da academia, agentes do governo e empresários. Serão agraciados pesquisadores destaques, que fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica, contribuindo significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas e Sociais; Engenharias; Física e Astronomia; Matemática, Estatística e Computação e Química.

O certame também contempla categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial como: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria.

Como tema desta décima edição, a distinção vai reconhecer uma pesquisa alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”.

Confira as Categorias em disputa:

Pesquisadores Destaques nas Áreas do Conhecimento

-Ciências Agrárias

-Ciências Biológicas

-Ciências Humanas e Sociais

-Ciências da Saúde

-Engenharias

-Física e Astronomia

-Matemática, Estatística e Computação

-Química

 

Categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial:

-Jovem Pesquisador

-Startup Inovadora

-Pesquisador na Indústria

-Prêmio Especial Inteligência Artificial

 

Tema do evento: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”

 

Fonte: FAPERGS  (Com adaptações)

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE