| Em 01/05/2020

Fapes lança edital de apoio a iniciativas de combate à Covid-19 no Espírito Santo

 

Projetos de ciência, tecnologia e inovação podem ser cadastrados até o dia 13 de maio, de acordo com o cronograma divulgado.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriu a chamada de avaliação de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação que envolvam soluções para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). O edital dá prosseguimento aos trabalhos iniciados com o lançamento do cadastro de iniciativas de combate à Covid-19, no início de abril, e destinará R$ 1,8 milhão divididos em três blocos, segundo o cronograma divulgado. As inscrições seguem até 13 de maio.

Por meio da chamada, a Fapes apoiará o desenvolvimento de projetos com ações efetivas e inovadoras – a serem iniciadas, em curso ou em início de atividade – visando ao enfrentamento e à mitigação dos danos causados pela Covid-19 na saúde da população do Espírito Santo.

Os interessados já podem cadastrar as propostas no formulário disponível no site da Fapes, no qual será necessário informar o resumo da proposta, seu foco e a indicação do problema que busca resolver.

Cadastro no formulário e no SigFapes

A chamada pública conta com duas fases de submissão e três períodos de avaliação. A primeira fase é o preenchimento do formulário de cadastro das ações de combate à Covid-19, já disponível no site da Fapes desde o dia 3 de abril.

Após o cadastro, uma equipe do Governo do Estado do Espírito Santo avaliará as propostas apresentadas. A Fapes comunicará aos proponentes, por e-mail, quanto ao enquadramento ou não dos projetos neste edital. Caso atendam às condições, os proponentes serão convidados a submeterem as propostas detalhadas no Sistema de Gestão da Fapes (SigFapes), para participar da segunda fase da chamada. As propostas já enviadas pelo formulário até a publicação do edital, após avaliação, também terão os responsáveis convidados a registrarem o projeto detalhado no SigFapes.

Além disso, propostas de serviços, produtos ou projetos submetidos por meio do formulário on-line, mas que não se enquadrarem no edital, poderão ser indicadas a outros órgãos estaduais.

A avaliação do mérito das propostas submetidas no SigFapes será realizada de acordo com: a relevância da proposta e dos resultados pretendidos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19; a experiência do proponente e da equipe; a infraestrutura disponível; a compatibilidade do orçamento; e a viabilidade da proposta considerando custo, tempo e benefícios.

As propostas submetidas ao edital serão divididas em três blocos de acordo com o período de submissão do projeto. As iniciativas cadastradas até terça-feira (28/04) fazem parte do primeiro bloco; as que forem enviadas a partir de quarta-feira (29/04) até o dia 6 de maio estarão no segundo bloco; e as submetidas entre 7 e 13 de maio serão agrupadas no último bloco do edital.

Combate à Covid-19 no ES

Edital 03/2020 faz parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Espírito Santo para controlar a disseminação da doença no Estado. A Fapes é autarquia vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que participa do Centro Integrado de Comando e Controle de Enfrentamento a Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

Os representantes dos órgãos que compõem o Centro Integrado se reúnem diariamente para debater políticas públicas que criem soluções para a pandemia da doença. Dessa forma, os dirigentes estaduais terão acesso constante às propostas recebidas pela Fapes para definir as que são mais adequadas à estratégia de combate à Covid-19 no Estado.

 Clique e acesse o Edital Fapes 03/2020 – Edital de Avaliação de Demanda Induzida – Covid-19.

Clique e acesse o Formulário de Cadastro de Ações de Combate à Covid-19 no ES (Fase 1)

Submissão de propostas até 13 de maio. Informações: coronavirus@fapes.es.gov.br

 

Fonte:  FAPES

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:    FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM