| Em 04/03/2020

Fapespa auxilia desenvolvimento do Centro de pesquisas em Aquicultura do Nordeste Paraense

Dentre as instalações do Centro, estão sendo construídos, neste ano (2020), com apoio da Fapespa, poços onde serão abrigadas espécies de peixes para aprofundar pesquisas sobre reprodução.

O Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança, iniciou em 2016 a construção do Centro de pesquisas em Aquicultura do Nordeste Paraense (CEANPA), para fortalecer os estudos e o corpo de pesquisadores da área. Dentre as instalações do Centro, estão sendo construídos, neste ano (2020), com apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Estado do Pará (FAPESPA), poços onde serão abrigadas espécies de peixes para aprofundar pesquisas sobre reprodução.

O IECOS conta com doutores, mestres e alunos que atuam diretamente na área de Aquicultura, e desenvolvem trabalhos em Piscicultura Continental, Carcinocultura e Ostreicultura. Por esse motivo, a implementação do Centro auxilia e fortalece as pesquisas.

Para complementar a infraestrutura física do CEANPA e viabilizar o seu funcionamento pleno, a Fapespa auxilia com o custeio da construção de poços para o estudo de reprodução de espécies, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável da aquicultura nesta região.

Serão produzidas formas jovens de tambaqui, curimatã, matrinxã e pirarucu com qualidade genética assegurada por um rígido acompanhamento e controle dos cruzamentos e das desovas e oferecer o produto final aos piscicultores da região.

 

Fonte:  FAPESPA

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:    FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM