| Em 19/02/2020

Fapesq lança concurso de redação 2020 e anuncia edital de apoio financeiro à egressos da rede estadual de ensino

 

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) anuncia dois editais destinados a alunos da rede estadual de ensino. Trata-se do Concurso de Redação que está em sua segunda edição e um novo Edital, o de Apoio à Egressos de Excelência da Rede Pública de Ensino Paraibano, realizados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT).

O Concurso de Redação iniciou segunda-feira (10/02) e as inscrições que se estenderão até o dia 10/03. Os professores têm até o dia 29 de maio para desenvolver atividades de preparação dos alunos, para a primeira etapa do concurso (Etapa Escolar) que ocorrerá no período de 1 a 6 de junho. A Etapa Regional, com a seleção da melhor redação de cada região, ocorrerá no dia 28 de agosto; e a Etapa Estadual acontecerá no dia 25 de setembro, que resultará na seleção das três melhores redações.

O tema deste ano será “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira“. Poderão participar do Concurso de Redação alunos das três séries do ensino médio. O professor deverá orientar seus alunos a escrever um texto dissertativo-argumentativo (original), modelo padrão do ENEM. As inscrições poderão ser feitas em formulário online disponibilizado no endereço http://bit.ly/2FU7XC9 ou http://paraiba.pb.gov.br/educacao.

PREMIAÇÃO

As escolas, alunos (as) e professores orientadores premiados na Etapa Regional receberão certificados de mérito e participação. Os estudantes que alcançarem os 3 (três) primeiros lugares na Etapa Estadual receberão medalhas, certificados e participarão de visitas técnicas no Instituto Nacional do Semiárido – INSA, em Campina Grande; e nas instalações do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em João Pessoa, em data a ser divulgada pela Fapesq. O professor orientador do 1º lugar receberá certificado de participação e acompanhará os estudantes nas visitas técnicas. A Unidade Escolar do estudante que alcançar o primeiro lugar da Etapa Estadual receberá troféu. A premiação com troféus e certificados acontecerá em João Pessoa, durante a Expotec 2020, em data a ser definida.

Edital de Apoio à Egressos de Excelência da Rede Pública de Ensino Paraibano

O Governo do Estado da Paraíba vai conceder apoio financeiro aos alunos egressos da rede de ensino público estadual para as Instituições de Ensino Superior, que apresentaram um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – Edição 2019. O edital é destinado a alunos que obtiverem pontuação igual ou superior a 980 pontos na redação ou alcançarem o primeiro lugar em curso superior, matriculados nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado da Paraíba, por meio do Sistema de Seleção Unificado – SISU.

Será concedido auxílio financeiro no valor de R$ 400 mensais, pelo período de 12 meses, sendo 10 bolsas para os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 980 pontos na redação do ENEM Edição 2019, e até 20 bolsas para os alunos que forem selecionados em 1º lugar em curso superior, matriculados em Instituições de Ensino Superior da Paraíba, através do SISU – processo seletivo 2020.

O período de inscrições para o referido edital ocorrerá de 3 à 19 de março. O resultado final será divulgado no dia 10 de abril de 2020. O candidato deverá realizar a sua inscrição online no endereço https://sigfapesq.ledes.net/.

Esclarecimentos e informações podem ser obtidos pelo endereço eletrônico programas-projetos@fapesq.rpp.br ou pelo telefone (83) 99921-4203, no horário de segundas às quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30; sextas-feiras das 8h às 13h.

 

Fonte:  FAPESQ

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:    FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM