| Em 05/02/2021

Fapt incentiva participação na Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia

A ciência é o caminho para o desenvolvimento econômico e social do Tocantins (Foto: Katriel Bernardes)

Com o objetivo de fomentar profissionais qualificados em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no ecossistema do Tocantins como agentes de transformação locais, especialmente no tocante às políticas públicas, e incentivo a uma cultura de inovação e transferência de tecnologia, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) apoia e incentiva a participação dos tocantinenses no curso de especialização que trata essa temática. As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de fevereiro, próxima terça-feira. São oferecidas 400 vagas gratuitas, sendo 320 para servidores públicos, 20 para indígenas, 20 para quilombolas e 20 para técnico administrativo, além de 20 para portadores de necessidades especiais.

O Edital visa selecionar candidatos para o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesq) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE). O curso tem duração de 12 meses, com 390 horas de atividades letivas com de 12 disciplinas que tratam sobre a temática. Os interessados devem se inscrever pelo site da instituição, e enviar toda a documentação, como ficha de inscrição preenchida, currículo lattes atualizado, histórico e certificado de graduação, além de documentos pessoais. Podem participar profissionais com qualquer área de formação superior que estejam vinculados a empresa pública ou privada em áreas correlatas a especialização em CTI.

A seleção será realizada por uma banca avaliadora composta por professores/docentes designados pela coordenação pela (OPAJE-UFT). Os critérios de avaliação dos documentos entregues pelos candidatos ao curso de especialização, envolvem:  Análise curricular e Carta de Intenções. O resultado final dos selecionados será divulgado dia 26/02/21. As matrículas ocorrem dia 1º e dia 02 de março pelo site. A aula magna acontece dia 08/03 às 19h30 na por meio de ambiente virtual (moodle UFT).

O participante deve se comprometer em realizar estudos e pesquisas na confluência da área de educação, inovação e tecnologia, políticas públicas, gestão pública, administração, comunicação estratégica no período do curso. As atividades serão realizadas na modalidade a distância. O controle de frequência é atividade obrigatória e será realizada pelo professor/docente de cada disciplina e a frequência será computada pelas atividades realizadas em ambiente virtual e por atividades de imersão solicitadas ao longo do curso.  Para aprovação no curso, o estudante deverá possuir frequência mínima de 75%.

Para o presidente da Fapt, Márcio Silveira, investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação é de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social no cenário mundial contemporâneo e em especialmente para o Estado mais novo do Brasil.  “Estamos trabalhando para sermos grandes produtores de inovação, pois acreditamos que uma atuação estratégica nesse segmento favorece políticas públicas que estimulem a solução de problemas, além do estímulo à competitividade e o avanço científico em diversas áreas do conhecimento, favorecendo assim a sociedade como todo”, destacou.

“O edital proporcionado pela Opaje/UFT com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt)  e da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) cumpre um papel vital no cenário tocantinense: formar quadros de técnicos e de pessoas comprometidas com a inovação, com o empreendedorismo e com a melhoria das tecnologias nos municípios do Tocantins. Não basta formar alguns técnicos com expertise em inovação é preciso aperfeiçoarmos o potencial do servidor, formando e educando maciçamente um quantitativo de especialistas na temática que possam contribuir nos espaços que estão inseridos. Essa é nossa contribuição como instituição pública, gratuita e de qualidade”, explicou o Coordenador da Especialização em Gestão Estratégica da Inovação  e Política de Ciência e Tecnologia e Coordenador do OPAJE/UFT, Francisco Gilson Rebouças.

Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia – OPAJE/UFT

Inscrições: https://palmas.uft.edu.br/sisma/seletivo

Mais detalhes no edital: https://fapt.to.gov.br/editais/editais-externos/

Último dia de inscrição: 09/02/21 – terça-feira

Resultado final: 26/02/21

Matrícula: 01 e 02/03/21

Aula magna: 08/03/21

Quantidade de vagas: 400

 

Fonte: FAPT 

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE