| Em 15/10/2020

Inteligência Artificial é tema de evento científico na região sul do Tocantins

Governo do Tocantins, por meio da Fapt, apoia a realização do Sicteg on e convida a comunidade científica e interessados para participar da programação totalmente gratuita.

Considerado o maior evento científico da região sul do Estado do Tocantins, a 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) traz uma plataforma inovadora de acesso 100% digital onde a instituição participante terá um espaço específico para apresentação de projetos e ações de interesse público. Totalmente gratuito, o evento é promovido pelo Programa Inova Gurupi e será realizado entre 28 a 30 de outubro. Conta com apoio de diversas instituições públicas e privadas e inclusive do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).

O Sicteg é um evento regional que faz parte da 17º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).  Em todo o país, no mês de outubro é celebrado o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Com atividades coordenadas pelo MCTI, a celebração tem o objetivo de mobilizar a população, a comunidade científica, além de despertar os jovens para atividades científico-tecnológicas. O evento gratuito é coordenado pelo Programa Inova Gurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi e por instituições públicas e privadas que tratem do tema.

O tema escolhido desse ano é “Inteligência artificial” que visa a popularização da ciência, a valorização da criatividade, a produção do conhecimento, assim como atitudes de inovação e de comunicação. O que possibilita a melhoria da qualidade de vida das pessoas, de modo a permitir debates sobre resultados, relevância e impactos de estudos, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

Para o presidente da Fapt, Márcio Silveira, “o Sicteg on, valoriza a importância da Ciência e Tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico do Tocantins. Desta forma o novo formato do evento vai ampliar a integração e participação de entidades em nível nacional e internacional. Inclusive a Fapt participa de mesas redondas apresentando projetos estratégicos que estão em andamento no Estado em diversas áreas como agronegócio, tecnologia, energia sustentável e saúde que estão sendo desenvolvidas com a integração de parcerias estratégicas da iniciativa pública e privada. O que possibilita ganhos na promoção da competitividade, aumento da produtividade e prestação de serviço”, ressaltou Silveira.

Conceito de Inteligência Artificial

Inteligência Artificial nasceu nos anos 50, entretanto nos anos 2000, passou a ser objeto de interesse não apenas nos meios científicos, mas também em veículos de grande circulação destinados ao público em geral. Acredita-se que a Inteligência Artificial seja uma tecnologia transformadora e que por meio dela seja possível gerar soluções ou sistemas com potencial para revolucionar como nós vivemos, interagimos, trabalhamos, aprendemos, evoluímos e nos comunicamos. Propicia benefícios socioeconômicos para a sociedade; melhora a qualidade de vida; alavanca a prosperidade econômica e resolve grandes problemas que não tem soluções hoje. Mais informações pelo https://www.sictegon.com.br/

A inteligência artificial está presente em diversas aplicações atuais (reconhecimento facial, varejo, robôs, análise de crédito, saúde, financeira, jurídica, indústria, entre outras) e estará presente em muitas outras aplicações em um futuro breve. Beneficia o planeta, além de impulsionar o crescimento inclusivo, o desenvolvimento sustentável e o bem-estar. O tema é definido como o ramo da Ciência da Computação que se ocupa da automação do comportamento inteligente.

Apoio

O evento conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Prefeitura municipal de Gurupi, governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), das instituições de Ensino Superior do Estado como: Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade de Gurupi (Unirg), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ambos do Tocantins também. Conta ainda com a participação de empresas privadas.

 

Fonte: FAPT   (Texto: Geórgya Laranjeira Correa / Governo do Tocantins)

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE