| Em 28/10/2020

Pesquisadores da FAPT participam do maior evento científico do Tocantins

Diversos assuntos que promovam o desenvolvimento econômico do Estado do Tocantins, serão discutidos em mesa redonda do evento virtual Sicteg On que ocorre nos dias 28 a 30 de outubro.

Temas nas áreas de tecnologia, inovação, saúde, agronegócio, e projetos estratégicos desenvolvidos no Tocantins, serão destaques na plataforma do Governo por meio da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) na 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). O evento virtual, inicia nesta quarta-feira, 28 e encerra na sexta-feira, 30. A programação pode ser acompanhada no site sictegon.unirg.edu.br. O interessado deve efetuar a inscrição gratuitamente e preencher o formulário para entrar no evento e participar de tudo.

Com a temática Inteligência Artificial – A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, o evento conta com uma estrutura inovadora voltada para pesquisadores, acadêmicos e representantes de empresas e mais de 25 instituições. Proporciona palestras, workshops, minicursos, mesa redonda, apresentação de trabalhos acadêmicos, além de apresentações culturais. A 6º Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – Sicteg é uma realização da prefeitura municipal de Gurupi e do Sebrae Tocantins.

O evento traz inovações em diversas áreas do conhecimento e a participação da Fapt é de suma importância. “Participaremos de mesas redondas com temas que favorecem o desenvolvimento econômico do Estado. Contaremos com a participação de pesquisadores da Fapt, além de representante de órgãos de ciência e tecnologia do governo federal e estadual também”, explicou o Presidente da Fapt, Márcio Silveira.

Programação da Fapt no Sicteg

  • Mesa redonda 01

Data: 28/10 – 11h ás 12h

Tema: Parque Tecnológico, Startups e Projetos Estratégicos como vetor de desenvolvimento do TO

Participantes: Kallil Iangle Castro Maia (Finep), Darley Passarin (Representante Startups/ To no Lucro). Márcio Silveira – Presidente da Fapt, Marcus Veloso – Embaixador da Darwin Startups no Tocantins Geórgya Laranjeira Corrêa – Jornalista Fapt (Mediadora)

  • Mesa redonda 02

Data: 28/10 – 15h ás 16h

Tema: O novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Participantes: Luciana Ventura – Assessora Jurídica Fapt (mediadora)Daniel Ferreira – Assessor Jurídico FapemigRegina de Almeida Mattos – CNPq

  • Mesa redonda 03

Data: 29/10 – 10h ás 11h

Tema: Gestão compartilhada no fomento à pesquisa em saúde

 Participantes: Marge Tenório – PPSUS nacional, Adriana Arruda – Projetos de Saúde /Fapt (Mediadora), Carolina Gomes – PPSUS, Antônio Hélio – ETSUS – TO

  • Mesa redonda 04

Data: 29/10 – 14h ás 15h

Tema: Quais as perspectivas para incorporação dos resultados de pesquisa para as políticas públicas do Estado

Participantes: Paulo Henrique Mendes – Gerente ETSUS (Mediador), Ary Morais – Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação e Fabricio Sousa – Doutor em Ciências Veterinárias.

  • Mesa redonda 05

Data: 29/10 – 15h ás 16h

Tema: Quais as perspectivas para incorporação dos resultados de pesquisa para as políticas públicas do Estado

Participantes: Andrea Tenório – Pós-Doutorado em Medicina Preventiva (Mediadora), Helcileia Dias – Doutor em Ciências VeterináriasJucimária Galvão – Doutoranda Saúde da Mulher

  • Mesa redonda 06

Data: 30/10 –  9h ás 10h30

Tema: O papel das Instituições de Ensino Superior no Desenvolvimento Científico e Tecnológico do  Tocantins

Participantes: Márcio da Silveira- Presidente da FAPT, Augusto de Rezende Campos – Reitor da Unitins, Luís Eduardo Bovolato- Reitor da UFTAntônio da Luz Júnior- Reitor do IFTOSara Falcão- Reitora da UNIRG e Geórgya Laranjeira Corrêa – Jornalista Fapt (Mediadora)

  • Mesa redonda 07

Data: 30/10 – 11h ás 12h

Tema: A importância dos projetos Estruturantes para produção da Ciência, Tecnologia e Inovação no To

 Participantes: Raphael Macedo – Fapt (Mediador), Flávia Tonani – Pesquisadora Estruturante, Cláudio Henrique – Pesquisador Estruturante, Expedito Cardoso – Pesquisador Estruturante

 

Fonte: FAPT (Texto: Geórgya Laranjeira Correa / Governo do Tocantins)

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE