| Em 22/02/2021

Pesquisadores paraibanos têm artigo sobre Saúde da Família publicado em revista internacional

 

Os pesquisadores Luciano Bezerra Gomes e Juliana Sampaio, do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (DPS/M/UFPB) tiveram o artigo “Socioeconomic inequalities in the quality of primary care under Brazil’s national pay-for-performance programme: a longitudinal study of family health teams”, publicado na The Lancet Global Health. É uma das mais importantes revistas do mundo na área da saúde e, é o veículo do grupo The Lancet para pesquisas que se definem no que, internacionalmente, é conceituado como “saúde global”.

O artigo apresenta os primeiros resultados do Projeto “Unpacking the effect of the national pay for performance scheme (PMAQ)”, financiado no edital CONFAP/FUNDO NEWTON/MRC – FAPESQ/CONFAP. Além dos pesquisadores da Paraíba (UFPB), a pesquisa tem parcerias de instituições de Pernambuco (Fiocruz e UFPE), de Brasília (UnB e Fiocruz) e do Reino Unido (London School of Hygiene & Tropical Medicine), contando com apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba e das Fundações de Amparo à Pesquisa de cada um desses locais.

Neste artigo, os pesquisadores analisaram dados de dezenas de milhares de equipes de saúde da família ao longo de anos, tentando compreendê-los em conjunto com indicadores socioeconômicos locorregionais, e correlacionando com a performance das equipes no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), por meio do escore oficial, mas criando formas alternativas de analisar seu resultado.

Com isso, “identificamos que um dos efeitos do PMAQ foi reduzir as iniquidades socioeconômicas, possivelmente em virtude do incremento de recursos financeiros vinculados ao Programa considerando critérios de equidade”, afirmou Luciano.

O trabalho foi publicado com dois artigos de comentários sobre seu conteúdo, um dos editores da revista e outro de Elaine Thumé e de César Messias de Oliveira. Esses materiais também podem ser acessados no link authors.elsevier.com/sd/article/S2214109X20304800. Além disso, está figurando na página da revista na seção de sugestões dos editores.

“Embora possa parecer um elemento pequeno frente o momento difícil em que estamos vivendo, sinto-me no papel não apenas de comemorar uma produção como essa, bem como de dar ciência disso para os colegas da instituição que permitiu que fosse possível publicarmos numa das mais importantes revistas do mundo um artigo feito a partir de um projeto que estamos realizando aqui (ainda que em parceria com instituições de fora)”, enfatizou Luciano.

 

Fonte: FAPESQ 

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE