| Em 05/10/2020

Prof. Odir Dellagostin, assume a presidência do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)

Prof. Odir Dellagostin, presidente da FAPERGS (Rio Grande do Sul), e novo presidente do Conselho Nacional das FAPs (Confap).

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) tem novo presidente. O prof. Odir Dellagostin, atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), que ocupava a gestão do Conselho Fiscal e a Diretoria Regional Sul do Confap – conforme previsto em Estatuto, e aprovado pelo conjunto de presidentes das FAPs – substitui o ex-presidente, prof. Fábio Guedes Gomes, que foi nomeado na última semana para assumir a gestão da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (Seduc). 

A transmissão do cargo foi oficializada na manhã desta segunda-feira (05/10), com a presença dos presidentes do conjunto de Fundações, em reunião extraordinária realizada por videoconferência. O prof. Odir Dellagostin, é presidente da FAPERGS (Rio Grande do Sul) desde 2017, está em seu segundo mandato, e assume a gestão do Conselho até março de 2021, quando ocorrem novas eleições.

“Assumo a presidência do Confap com a determinação de dar continuidade ao excelente trabalho que os presidentes Evaldo Vilela, e depois Fábio Guedes Gomes, desenvolveram ao longo desta gestão [2019-2021], procurando manter um diálogo aberto com as instituições parceiras nacionais e internacionais, e apoiar iniciativas que venham a favorecer o crescimento da Ciência,Tecnologia e Inovação no País. Além disso, quero fortalecer as relações das FAPs entre suas parceiras regionais, e também aprimorar cada vez mais a comunicação de cada FAP com a presidência do Conselho”, destacou o novo presidente do Confap – Prof. Odir Dellagostin.

Novo Presidente do Confap

Odir Antônio Dellagostin, é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra (1995). É professor titular da UFPel  desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel (2003-2005). Também foi diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (2009-2016). 

Odir foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da FAPERGS, membro titular da CTNBIO e do Comitê de Medicina Veterinária do CNPq. Foi coordenador da área de Biotecnologia da CAPES (2014-2018) e coordenou a estruturação da Rede SulBiotec. Em 2018 foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Possui mais de 200 artigos científicos publicados que já tiveram mais de 5 mil citações. Além disso, realizou o depósito de mais de 25 patentes. É presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) desde 2017, e assume em outubro de 2020 a presidência do Conselho Nacional das FAPs (Confap).

Vice – Presidência e Diretorias Regionais 

A Vice-Presidência do Confap é compartilhada atualmente pelos cinco Diretores Regionais do Conselho. Com a posse do prof. Odir Dellagostin para a Presidência do Confap, a Diretoria Regional Sul, que antes era gerida por ele, será assumida pelo prof. Fábio Zabot Holthausen (FAPESC).

  • Diretoria Regional Sudeste – Prof. Jerson Lima (Presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ).
  • Diretoria Regional Nordeste – Prof. Roberto Germano Costa (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ).
  • Diretoria Regional Norte – Profª. Mary de Fátima Guedes dos Santos (Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá – FAPEAP).
  • Diretoria Regional Centro-Oeste – Prof. Márcio de Araújo Pereira (Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – FUNDECT).
  • Diretoria Regional Sul – Prof. Fábio Zabot Holthausen (Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC).

Na reunião extraordinária de transmissão do cargo, os presidentes do conjunto de FAPs, também votaram e nomearam as novas representações do Conselho Nacional das FAPs junto a importantes Grupos de Trabalho e Conselhos Nacionais que contam com a atuação estratégica do Confap, como do CNPq, CAPES, Finep, CGEE e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

Reunião de transmissão do cargo de presidente do Confap, realizada por videoconferência na manhã desta segunda-feira (05/10).

Conselho Fiscal 

Também foi definido a nova composição do Conselho Fiscal do Confap, que contará com a presidente – prof.ª Márcia Perales (FAPEAM); prof. Roberto Germano Costa (FAPESQ); e prof. Denio Rebello Arantes (FAPES). O prof. Robson Vieira (FAPEG) está como suplente do Conselho Fiscal.

O Conselho Nacional das FAPs

O Confap é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. Criado em 28 de abril de 2006, congrega 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), e trabalha como parte ativa do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Assessoria de Comunicação Social – Confap

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:   

FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM   /   YOUTUBE