Faps

Sobre as FAPs

Encontre uma FAPs

Escolha um estado:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre - FAPAC

Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre - FAPAC

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre - FAPAC, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - SECT, tem por finalidade fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado do Acre.

  • DATA DE CRIAÇÃO

A FAPAC foi criada em 17 de fevereiro de 2012, pela Lei Complementar nº 246.


Moisés Diniz Lima Presidente

Moisés Diniz Lima

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1994). Vice-presidente da Academia Acreana de Letras e autor de diversos livros. Foi secretário de Educação de Rio Branco/AC e secretário adjunto de Estado da Educação do Acre por duas vezes.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) exerce atividades de fomento à pesquisa e indução tecnológica, além de ser a gestora em Alagoas do Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). 

  • DATA DE CRIAÇÃO

A FAPEAL foi criada pela Lei Estadual Complementar nº 05, de 27 setembro de 1990.


Fábio Guedes Gomes Presidente

Fábio Guedes Gomes

Possui graduação em Ciências Econômicas (1997) e Mestrado em Economia Regional (1999), ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia (2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. É professor da Graduação em Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal de Alagoas. Foi Tutor do PET-Economia (2009-2015). Tem experiência nas áreas de Teoria e História Econômica, Relações Internacionais, Formação Econômica Brasileira, Economia Brasileira, Comércio Internacional, Economia Política Internacional, Administração Política, Administração e Políticas Públicas. Membro do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (Cicef). Membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) 2019-2020. Membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti/AL) 2019. Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Maceió) 2019-2020. Membro do Conselho Administrativo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) 2020. Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) 2015-2020. Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) 2020. Secretário de Estado da Educação de Alagoas e Membro do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) de setembro de 2020 a 3 de maio de 2021. Diretor Presidente da Fapeal desde 4 de maio de 2021.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá - FAPEAP

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá - FAPEAP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETEC), é uma Fundação de direito público, com autonomia administrativa e financeira, sede e foro na Capital do Estado e jurisdição em todo o território amapaense.

  • DATA DE CRIAÇÃO

A FAPEAP foi criada pela Lei nº 1.438, de 30 de dezembro de 2009.


Gutemberg de Vilhena Silva Presidente

Gutemberg de Vilhena Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008), e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2013). Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2015) e pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III (2016). Criou e coordena o Grupo de Pesquisa Políticas Territoriais e Desenvolvimento (POTEDES), que conta com colaboradores do Brasil, da França e da Venezuela. Foi coordenador do Mestrado em Estudos de Fronteira da Universidade Federal do Amapá (PPGEF-UNIFAP) entre abril de 2017 a abril de 2019. A partir de 2019, tornou-se colaborador eventual da prefeitura de Macapá/AP para assuntos internacionais. Entre maio e setembro de 2019 esteve como Pesquisador Visitante na Brock University, Canadá. Assumiu a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP) em agosto de 2023.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM

A missão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) é financiar projetos de pesquisa, tecnologia, inovação e de difusão científica relevantes para o desenvolvimento do Estado do Amazonas. Apoiar a formação de recursos humanos, desde o ensino fundamental até o pós-doutorado em variadas áreas do conhecimento. Promover a formação continuada dos colaboradores para o melhor desempenho de suas atividades.

  • DATA DE CRIAÇÃO

A FAPEAM foi instituída pelo Decreto nº 23.420, de 21 de maio de 2003.



Márcia Perales Mendes Silva Presidente

Márcia Perales Mendes Silva

Márcia Perales Mendes Silva é amazonense e ingressou como docente na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1986. É especialista em Fundamentos da Educação (1998) pela Ufam, possui mestrado (1996) e doutorado (2000) em Serviço Social em Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Está finalizando o Pós-doutorado em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). É professora Titular da Ufam, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, e Sociedade e Cultura na Amazônia. É líder do Grupo de Pesquisa em Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (Getra) desde 2001.

Entre os cargos ocupados, destacam-se o Reitora da UFAM, 2009 a 2017, sendo a única mulher a ocupar esta posição; vice-presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), 2014/2015; membro titular do Conselho Deliberativo Estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), 2009 a 2017; representante da Andifes na Comissão de Monitoramento do Plano Nacional de Pós-Graduação e da Agenda Nacional de Pesquisa, 2012 a 2014; presidente do Fórum de Reitores da Região Norte, 2009 a 2011; desde 2013, é membro da Academia Amazonense de Letras; pró-reitora de Extensão e Interiorização, 2005 a 2009. Hoje, também atua como presidente-diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Coordenou Projetos de Pesquisa financiados pelo Instituto Observatório Social (IOS/CUT) sobre o comportamento sócio-trabalhista de empresas multinacionais da Zona Franca de Manaus; pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre o Mercado de Trabalho do Assistente Social; pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) sobre a Rede de Garantia de Crianças e Adolescentes do Estado do Amazonas; e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) sobre o Sistema de Monitoramento e Avaliação da Rede de Tecnologia Social.

Nas publicações científicas, destacam-se os livros “O Assistente Social e as Mudanças no Mundo do Trabalho” (2005); “Expressões do Mundo do Trabalho Contemporâneo: um olhar para os trabalhadores do Parque Industrial de Manaus” (2010); “Serviço Social: da formação acadêmica ao exercício profissional” (2015); “Política de Segurança no Trânsito em Manaus” (2017), além de artigos, prefácios, capítulos de livros, etc.

Recebeu prêmios e comendas como de Melhor Projeto e menção Honrosa em Iniciação Científica por 7 anos consecutivos; Prêmio Nacional “Professor Samuel Benchimol”, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na categoria Personalidade Amazônica 2011; Diploma de Destaque em Gestão de Qualidade Educativa e Prêmio Sapientiae, na categoria Universidades Federais; Título de Cidadã Benjaminense; Comendador da Ordem do Mérito Judiciário, Ordem do Mérito Judiciário, Cruz do Mérito do Amazonas, etc.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), instituição de direito público, tem por objetivo estimular e apoiar o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do Estado da Bahia. A Lei N° 8.414, de 02 de janeiro de 2003, vincula a FAPESB à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI/BA.

  • DATA DE CRIAÇÃO

A FAPESB foi instituída em 27 de agosto de 2001, por meio da Lei nº 7.888, 


Handerson Jorge Dourado Leite Presidente

Handerson Jorge Dourado Leite

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Fez mestrado em Cuba na área de Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico Para La Educación Técnica e Profesional (ISPETP). Concluiu especialização em Qualidade Industrial e de Serviços, pela Ufba, e em Psicopedagogia Empresarial, pela Universidade Gama Filho (UGF). Graduado em Licenciatura Plena em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Professor titular aposentado do Instituto Federal da Bahia (Ifba). Foi diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesab), diretor do Polo de Inovação Salvador (unidade especial do Ifba), diretor de Inovação da Fapesb e superintendente de Desenvolvimento Científico da Secti/BA.