Sobre as FAPs
Escolha um estado:
Vinculada ao Governo do Estado de Rondônia, a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO), é uma Fundação de direito público, com autonomia administrativa financeira, compondo a Administração indireta do Poder Executivo.
A FAPERO foi criada pela Lei nº 2.528 de 25 de Julho de 2011.
Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios - ESAN/SP (1986), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/SP (1989), pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1998), MBA em Turismo pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2004). Atuou como diretor executivo da Secretaria de Agricultura do Estado de Rondônia – SEAGRI, foi superintendente adjunto de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura da SEDI e atualmente é presidente da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia - FAPERO.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) tem por finalidade o fomento à inovação, pesquisa científica e tecnológica, para o avanço de todas as áreas do conhecimento, o equilíbrio regional, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população de Santa Catarina, com base nos princípios estabelecidos pelos arts. 144, inciso XII, e 176, 177 e 193 da Constituição do Estado de Santa Catarina de 1989.
A história da FAPESC tem início em 5 de junho de 1990 quando foi instituído o Fundo Rotativo de Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Funcitec). Já em 1997, com a Lei 10.355, Santa Catarina passou a contar com a Fundação de Ciência e Tecnologia, mantendo a sigla Funcitec. O nome Fapesc surgiu pela primeira vez em 28 de fevereiro de 2005 com a sanção da Lei Complementar nº 284, que transformou a Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec) em Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Maschinenbau und Verfahrenstechnik - Swiss Federal Institute of Technology Zurich (2008). Atuou na área de R&D da Whirlpool entre os anos de 2008 e 2011. Em 2011 fundou a Eins Soluções em Engenharia Ltda, empresa do ramo de consultoria em engenharia e representação comercial.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil. Com autonomia garantida por lei e orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida no Estado de São Paulo.
A FAPESP foi formalmente criada em 1960 (Lei Orgânica nº 5.918, de 18 de outubro de 1960) e começou a funcionar efetivamente em 1962 (Decreto nº 40.132, de 23 de maio de 1962).
Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde obteve títulos de mestre e de doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford. Foi reitor da USP (2014-2017), pró-reitor de Pesquisa (2010-2014), presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2007-2010), período em que foi criado o Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), e secretário de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo (2018).
Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (da qual foi diretor), da Academia de Ciências do Estado de S. Paulo e da World Academy of Sciences (TWAS), recebeu a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Medalha Paulista do Mérito Científico, a Comenda da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil e a Ordem Nacional do Mérito Militar do Ministério da Defesa do Brasil. Em 2015, recebeu o Prêmio Octávio Frias de Oliveira do Instituto do Câncer do Estado de S. Paulo, como Personalidade de Destaque em Oncologia.
Foi coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto (CEPID apoiado pela FAPESP), de 2001 a 2015, diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio).
Seus principais interesses em pesquisa concentram-se nas anemias hereditárias, genética populacional humana, bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas, em especial células-tronco hematopoéticas e mesenquimais. Orientou mais de 30 doutores, mestres e pós-doutorados, editou o livro Hematologia: Fundamentos e Prática, amplamente utilizado no ensino de profissões de saúde e como livro-texto da especialidade. Publicou mais de 300 artigos científicos referidos em Web of Science. Research ID E-9442-2017.
A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) tem por finalidade básica promover o apoio e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, e também da inovação tecnológica, bem como do empreendedorismo, no território estadual, atendendo com prioridade a maximização das potencialidades locais, em consonância com a Política Estadual de Ciência e Tecnologia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico do Estado de Sergipe.
A FAPITEC foi criada pela Lei nº 5.771, de 12 de dezembro de 2005.
Graduado em Farmácia pela Universidade Paulista - UNIP (FACAR – FACULDADE DE ARACAJU) e Técnico em Contabilidade pelo Colégio PIO X. Empreendedor há 18 anos com experiência em Logística e Gestão de Pessoas, exerceu cargos de gerência na iniciativa privada. Ocupa a atribuição de Conselheiro nas instituições SEBRAE/SE e SENAC Nacional e cargo de Diretoria na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe – Fecomércio/SE. Atualmente, exerce o cargo de Diretor Presidente da FAPITEC/SE.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt) é uma agência de indução e fomento à pesquisa e a inovação científica e tecnológica do Estado do Tocantins, vinculada à Secretaria Estadual da Indústria Comércio e Serviços conforme lei nº 3.421, de 8 de março de 2019 que rege a estrutura administrativa do Governo do Estado do Tocantins.
A FAPT foi criada pela Lei Complementar nº 71, de 31 de março de 2011.
Graduada em Pedagogia e especialista em Gestão Escolar pela Universidade de Gurupi (UnirG). Iniciou sua carreira como educadora em 1991, como professora da rede particular. Servidora efetiva da rede estadual de ensino desde 1994, atuou na docência, foi coordenadora pedagógica, secretária geral e, desde 2011, esteve à frente da gestão do Colégio Ademar Vicente Ferreira, em Araguaína, cargo que ocupou até assumir a Superintendência Regional de Educação (SRE), em janeiro de 2020.