Sobre as FAPs
Escolha um estado:
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) tem a finalidade de fomentar a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. É sua atribuição: promover a inovação tecnológica do setor produtivo, o intercâmbio e a divulgação científica, tecnológica e cultural; estimular a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infra-estrutura de pesquisa no Estado.
Odir é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra (1995). É professor titular da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel (2003-2005). Também foi diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (2009-2016).
Odir foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da FAPERGS, membro titular da CTNBIO e do Comitê de Medicina Veterinária do CNPq. Foi coordenador da área de Biotecnologia da CAPES (2014-2018) e coordenou a estruturação da Rede de SulBiotec. Em 2018 foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências. Possui mais de 200 artigos científicos publicados que já tiveram mais de 5 mil citações. Além disso realizou o depósito de mais de 25 patentes.
Vinculada ao Governo do Estado de Rondônia, a FAPERO é uma Fundação de direito público, com autonomia administrativa financeira, compondo a Administração indireta do Poder Executivo. A Fundação Rondônia prevista no art. 201 da Constituição Estadual, de acordo com o disposto no §5º do Artigo 218 da Constituição Federal de 1988, é a penúltima Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP) a ser criada no Brasil.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) tem por finalidade o fomento à inovação, pesquisa científica e tecnológica, para o avanço de todas as áreas do conhecimento, o equilíbrio regional, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população de Santa Catarina, com base nos princípios estabelecidos pelos arts. 144, inciso XII, e 176, 177 e 193 da Constituição do Estado de Santa Catarina de 1989.
Advogado (1998 / licenciado em 2019) e professor universitário (1999), graduado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Tem Especialização em Liderança e Gestão de Instituições de Ensino Superior (Unisul), MBA em Gestão Empresarial (Unesc) e Mestrado em Direito Constitucional (Unisul). Foi cocriador da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (Agetec) onde atuou como Consultor Jurídico, Gerente do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Gerente do Escritório de Projetos e Prestação de Serviços Tecnológicos. Também coordenou a Incubadora de Empresas CRIE e o Parque Científico e Tecnológico da Unisul (UniParque). Entusiasta da pesquisa, inovação e empreendedorismo atuou como: Conselheiro e Secretário do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Tubarão (2017/2019), Conselheiro do Conselho de Administração da Fundação Unisul (2017/2019), Membro do Comitê de Implantação do Centro de Inovação da região da Amurel (2013/2019), Membro da Câmara de Inovação da Acafe (2017/2019) e na organização de eventos estaduais e nacionais como Startup Weekend Tubarão, Innovation Summit SC 2018, Seminário Nacional de Inovação, Congresso Brasileiro de Propriedade Intelectual, etc.
Recebeu como pesquisador/equipe diversas homenagens e prêmios com destaque: Prêmio Stemmer de Inovação 2012, 2014 e 2017 (Fapesc), Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária Professor João David Ferreira Lima 2017 (Inpeau/UFSC), Homenagem pelos 20 anos de advocacia (OAB/SC/2018), Prêmio Finep de Inovação (2011).
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil. Com autonomia garantida por lei e orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida no Estado de São Paulo.
Possui graduação em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), mestrado (1988) e doutorado (1996) em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e Pós Doutorado pela Columbia University (2005). Foi Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e Presidente do Conselho de Administração da FINEP (1999 a 2002). Foi Secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo (2007), Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011-2015) e Diretor Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM (2015-2016). É professor do Instituto de Economia e do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Diretor Presidente do Conselho Técnico Administrativo da FAPESP. Tem experiência na área de economia urbano-regional, economia industrial, tecnológica e da inovação.
A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) tem por finalidade básica promover o apoio e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, e também da inovação tecnológica, bem como do empreendedorismo, no território estadual, atendendo com prioridade a maximização das potencialidades locais, em consonância com a Política Estadual de Ciência e Tecnologia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico do Estado.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes, com MBA Gestão Empresarial pela Estácio Fase. Exerceu os cargos de Assistente Administrativo, Gerente Administrativo e Gerente Geral da Livraria e Papelaria Dom Bosco. Atuou como Sócio Proprietário de uma empresa no ramo de presentes e decorações no período de 2008 a 2017. Atuou como Diretor Técnico da FAPITEC/SE de 2018 a março de 2021. Assumiu em 2021 a Presidência da FAPITEC/SE.