Faps

Sobre as FAPs

Encontre uma FAPs

Escolha um estado:

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP

O objetivo da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) é contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Ceará por intermédio da pesquisa científica e de sua aplicação sob as formas de tecnologia e inovação.


Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno Presidente

Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1970), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com sandwich na Universidade de Waterloo, no Canadá(1979). Foi professor na PUC do Rio e Universidade Federal do Ceará. Foi Visiting Faculty no Imperial College, Londres(1989), e na University of New Hampshire (1985). É professor titular da Universidade de Fortaleza. Foi membro da diretoria da SBPC, da diretoria da SBC, do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq, representante da área de Ciência da Computação na CAPES. É Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – FUNCAP. Foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza. Atua nas áreas de Inteligência Artificial e Filosofia, com ênfase em Lógica, Lógicas não monotônicas, Lógicas paraconsistentes, métodos de prova, Filosofia da Linguagem, Filosofia da mente, filosofia da ciência. Tem desenvolvido interesse no estudo de processos de decisão e ciência da cidade.

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) foi criada pela Lei Nº 347, de 04/11/1992 e implementada em 04 de novembro de 1993. É uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de fundação pública e tem por finalidade estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal, visando ao bem-estar da população, defesa do meio ambiente e progresso da ciência e tecnologia.


Marco Antônio Costa Júnior Presidente

Marco Antônio Costa Júnior

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília em 2005, Marco Antônio Costa Júnior é mestre em Economia pelo IBMEC/RJ (2005 – 2007) e formado no General Management Program (GMP) da Harvard Business School (2018). Experiente nas áreas de direção geral e gestão operacional, atuou por 13 anos (2007 – 2020) como diretor executivo no Grupo Serraverde, que opera nas áreas de energia, construção e rede de concessionárias de veículos e motocicletas. Lá foi responsável pela elaboração e execução de novos projetos e pelo estabelecimento de estratégia de operação de negócios. Também foi diretor da Associação dos Distribuidores de Automóveis Honda no Brasil (2016 – 2018). O gestor é fluente nas línguas inglesa e espanhola.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES

A missão da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) é fomentar ações de Ciência, Tecnologia e Inovação para geração e difusão do conhecimento no Estado do Espírito Santo. Para o pleno exercício de seus objetivos a FAPES deverá custear, total ou parcialmente, projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos por pesquisadores autônomos, de instituições públicas ou de entidades privadas.


Cristina Engel de Alvarez Presidente

Cristina Engel de Alvarez

Cristina Engel de Alvarez é Arquiteta, Mestre e Doutora na área de Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo e professora titular junto à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Já publicou cerca de 400 artigos entre revistas indexadas e trabalhos completos em eventos nacionais e internacionais. É autora de mais de 15 capítulos de livros voltados para questão de sustentabilidade do ambiente construído e coordenou a produção do livro “Comunidades Urbanas Energicamente Eficientes”.

Dentre suas principais atribuições, foi Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional de 2019 a 2021 e no âmbito da Ufes, coordenou o Laboratório de Planejamento e Projetos de 1996 a 2018, do Programa de Pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo de 2013 a 2015, foi diretora do Centro de Artes de 2008 a 2012 e membro do Conselho de Curadores de 2014 a 2018.

É professora convidada da Universidad del Bío-Bío, no Chile; da Universidad del Oviedo, na Espanha e da Universidade do Minho, em Portugal. Cristina Engel é especialista na área de construção em áreas inóspitas com trabalho de pesquisa científica na Antártica e nas Ilhas Oceânicas. Atuou junto ao Programa Antártica Brasileira desde 1987. Também desenvolve estudos relacionados às mudanças climáticas sendo coordenadora da Rede Cires (Cidades Inclusivas, Resilientes, Ecoeficientes Sustentáveis), que é composta por 21 grupos de seis países com 122 pesquisadores envolvidos, financiada pelo  Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted).

Já foi premiada como Grã Mestra da Ordem do Mérito Naval em 2011, pela Marinha do Brasil. No mesmo ano ganhou a Honra ao Mérito, pelo Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil e ganhou o título de Comendadora pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1987, entre outros. Assumiu a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) em março de 2021.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), criada pela Lei 15.472, em 2005, atua no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Goiás.


Robson Domingos Vieira Presidente

Robson Domingos Vieira

Robson Domingos Vieira é engenheiro elétrico, graduado pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998), com mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RJ (2001 e 2005). Entre 2002 a 2005, trabalhou como pesquisador assistente no Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) e realizou diferentes projetos de pesquisas para a Nortel e a Claro. Em 2005, ingressou no Instituto Nokia de Tecnologia como pesquisador especialista, onde permaneceu até 2018, tendo trabalhado em diferentes projetos de pesquisas aplicada com a Nokia CIC, a Nokia Research Center (NRC) e a Microsoft em GERAN/WiMAX/LTE/LTE-A/5G e Wi-Fi, e em atividades regulatórias do uso do espectro na Europa (TV White Spaces) e a padronização das tecnologias GERAN (3GPP), WiMAX (IEEE 802.16m) e WLAN (IEEE 802.11ax). Atuou também como pesquisador associado da Universidade de Brasília (UnB), de 2006 a 2010.

Em 2010, assumiu o cargo de Gerente de R&D no Instituto Nokia e tinha como a principal atividade desenvolver equipes de alto desempenho para atender as atividades de padronização da Nokia e gerar um número expressivo de patentes. Em 2013, atuou como gerente de Linha e foi responsável pela área Hardware & Conectividade no Instituto Nokia composta por 48 engenheiros com diferentes expertises e dois laboratórios (Telecom e Hardware), distribuídos em três cidades: Brasília, Manaus e São Paulo. Em 2014, atuou como Head of Technology do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico com a responsabilidade de liderar e definir a direção tecnológica da empresa através de um roadmap tecnológico, de um portfólio de projetos e parcerias com as universidades.

Em 2016, Robson Vieira fundou a Ektrum com outros especialistas em tecnologia, empresa na qual desenvolve pesquisa aplicada, produtos e consultoria em diversos tópicos relacionados a sistemas 4G/5G. Foi responsável também pelo planejamento estratégico da empresa e desenvolvimento de negócios. Autor de mais de 50 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais na área, com 9 patentes depositadas ou concedidas, e várias contribuições em fóruns internacionais de regulação e padronização (ITU, CEPT/ECC, IEEE, 3GPP).

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA

A missão da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) é estimular a ciência e a tecnologia no Maranhão, proporcionando aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa e intermediando a transformação do conhecimento científico em instrumento capaz de contribuir para a redução das assimetrias sociais.


André Luís Silva dos Santos Presidente

André Luís Silva dos Santos

Graduado em Licenciatura em Construção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2002), Especialista em Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento Urbano e Rural pelo CEDECON (2008). Mestrado em Engenharia de Eletricidade, ênfase em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Desde 2006 é professor do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. Foi Chefe do Departamento Acadêmico de Informática de 2006 a 2008. Atuou como Coordenador Geral da UAB de 2008 a 2010. Foi Coordenador Adjunto da UAB de 2015 a 2018. Chefe do Departamento de Educação a Distância do Campus São Luís – Monte Castelo, de 2018 a 2019. Atua como pesquisador em Geoprocessamento com ênfase em Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica, Banco de Dados Espaciais, Geodésia de Precisão e Monitoramento Costeiro e na área de Informática Aplicada.