Sobre as FAPs
Escolha um estado:
A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), é uma instituição de direito público com autonomia administrativa e financeira, regida por um estatuto e pelas normas de Direito Público relativas a fundações e pela legislação estadual que lhe for pertinente. Vincula-se funcionalmente à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).
A FUNCAP foi criada pela Lei nº 11.752, de 12 de novembro de 1990, e alterada pela Lei nº 15.012, de 04 de outubro de 2011.
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1993), e Possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1997) com estágio sanduíche de 1995-1996 na University of Western Ontario, em London no Canadá. Foi Professor visitante na Brown University no ano de 2001 onde trabalhou com o Prof. J. M. Kosterlitz (Prêmio Nobel de Física de 2016). Foi professor efetivo da Western University de 2008-2010. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua nas áreas de fundamentos de mecânica quântica, física da matéria condensada, física estatística e física de altas energias. Em particular, possui trabalhos em propriedades elétricas e magnéticas de materiais em baixa dimensão onde estuda ondas de spin em sistemas magnéticos e propriedades eletrônicas de grafenos em redes decoradas. Introduziu o estudo da física da opinião de eleitores em eleições, e desenvolveu um operador de translação dependente da posição em mecânica quântica que serve de estudo para sistemas quânticos dependentes da posição e sistemas em espaços não euclidianos. Possui 129 trabalhos publicados em revistas indexadas, e aproximadamente 40 teses e/ou dissertações orientadas entre mestrado e doutorado. Também foi professor visitante em várias universidades como o Consócio das Américas para ciências interdisciplinares na Universidade do Novo México em 2006, membro do Centro Internacional de Física Teórica na Itália de 2002 até 2006.
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de fundação pública e tem por finalidade estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal, visando ao bem-estar da população, defesa do meio ambiente e progresso da ciência e tecnologia.
A FAPDF foi criada pela Lei nº 347, de 04 de novembro de 1992.
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília em 2005, Marco Antônio Costa Júnior é mestre em Economia pelo IBMEC/RJ (2005 – 2007) e formado no General Management Program (GMP) da Harvard Business School (2018). Experiente nas áreas de direção geral e gestão operacional, atuou por 13 anos (2007 – 2020) como diretor executivo no Grupo Serraverde, que opera nas áreas de energia, construção e rede de concessionárias de veículos e motocicletas. Lá foi responsável pela elaboração e execução de novos projetos e pelo estabelecimento de estratégia de operação de negócios. Também foi diretor da Associação dos Distribuidores de Automóveis Honda no Brasil (2016 – 2018). O gestor é fluente nas línguas inglesa e espanhola.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI) e cumpre as diretrizes da política estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), tendo como principais atribuições: a operacionalização do apoio institucional, financeiro e técnico a programas e projetos de promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação às instituições públicas e privadas de C,T&I; gestão do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FUNCITEC) e captação de recursos financeiros e construção de parcerias para desenvolvimento de PD&I no Estado do Espírito Santo.
A FAPES foi instituída em pela Lei Complementar nº 290, de 25 de junho de 2004.
Tem graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2000), doutorado em Optimisation et Sûreté des Systèmes (Otimização e Segurança de Sistemas) pelo Institut National Des Télécommunications (2004), na França, e pós-doutorado em Processamento de Sinais Biológicos (2006).
Foi diretor do Polo de Inovação do Ifes – Campus Vitória; membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis, e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Também foi membro do CCAF e tem 16 anos de experiência como docente, atuando em mais de 20 disciplinas de cursos técnico integrado com o Ensino Médio, técnico subsequente, graduação, pós-graduação lato-sensu e strictu-sensu nas áreas de eletrônica, telecomunicações, processamento de sinais e aprendizado de máquina. Representou a Rede Federal na Câmara da Indústria 4.0, no GT Capital Humano.
Conta com experiência na execução de projetos em parceria com instituições públicas e privadas, e no desenvolvimento de projetos de inovação com empresas de base tecnológica, além de desenvolver projetos de pesquisa na área de Telemedicina desde 2001 e pesquisas fazendo uso de Métodos de Aprendizado de Máquina e Processamento de Sinais desde 1998.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) é jurisdicionada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI) e possui personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira, e orçamento vinculado à receita líquida do Estado de Goiás.
A FAPEG foi criada pela Lei nº 15.472, de 12 de dezembro de 2005.
Marcos Fernando Arriel é economista, graduado pela PUC Goiás (1998), especialista em Economia Agroindustrial pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2002), com mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (PUC Goiás, 2010) e com doutorado em Geografia (UFG, 2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em indicadores econômicos e sociais e economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia goiana, planejamento regional e indústria goiana.
Marcos é Gestor Governamental do Estado de Goiás; Membro do Conselho Administrativo da Organização das Voluntárias de Goiás; Membro do Conselho Científico do Boletim Goiano de Geografia do IESA/UFG; e Membro do Conselho Editorial do Boletim de Estatísticas Públicas da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes).
Atuou como Superintendente de Micro e Pequenas Empresas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Estado de Goiás; Assessor da Superintendência e Gerente de Estudos Socioeconômicos e Especiais do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB); Editor do Boletim de Estatísticas Públicas da Anipes; Membro de banca avaliadora da Escola de Governo Henrique Santillo; Pesquisador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular/Unialfa; Membro do Comitê Técnico Nacional do PIB Municipal do IBGE; Conselheiro efetivo e Vice-presidente do Conselho Regional de Economia 18ª Região – Goiás; Conselheiro da Central de Aquisições e Contratações (Sefaz); Coordenador do Projeto matriz insumo-produto em Goiás (IPEA); Parecerista ad hoc para a UEFS Editoras.
Coordenou e implantou os seguintes projetos principais no Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos: Produto Interno Bruto dos Municípios Goianos, Boletim Conjuntura Econômica Goiana, Índice de Desempenho dos Municípios Goianos, Coletânea do Planejamento em Goiás e Painel das Profissões.
A missão da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) é estimular a ciência e a tecnologia no Maranhão, proporcionando aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa e intermediando a transformação do conhecimento científico em instrumento capaz de contribuir para a redução das assimetrias sociais.
A FAPEMA foi criada pela Lei Complementar nº 060, de 31 de janeiro de 2003.
Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho é mestre em Ciências Veterinárias (2008), com Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2003) e Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (1988). Professor Assistente, nível 4, do Departamento de Clínicas Veterinária da UEMA, onde atua desde 1994. Também na unidade ocupou, até março de 2023, o cargo de assistente do Centro de Ciências Agrárias. Foi diretor do Hospital Escola Veterinário/UEMA (1999-2003) e presidente do XXXI Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (2004). Neste mesmo ano ocupou também a chefia do setor de Patrimônio e Material da Casa Civil do Governo do Estado onde permaneceu até 2005. Foi coordenador do Centro de Zoonoses do município de São Luís/MA (2011 a 2012) e presidiu a Sociedade de Medicina Veterinária do Maranhão (2001-2005). Foi presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (2007 a 2010) e hoje ocupa o cargo de Conselheiro Efetivo. Também ocupou a função de Conselheiro Efetivo Federal (2011 a 2016). Foi presidente da Comissão de Tomada de Contas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (2011 a 2013) e presidente da comissão para atualização do Código de Ética do Médico Veterinário.