Faps

Sobre as FAPs

Encontre uma FAPs

Escolha um estado:

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP

O objetivo da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) é contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Ceará por intermédio da pesquisa científica e de sua aplicação sob as formas de tecnologia e inovação.


Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno Presidente

Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1970), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com sandwich na Universidade de Waterloo, no Canadá(1979). Foi professor na PUC do Rio e Universidade Federal do Ceará. Foi Visiting Faculty no Imperial College, Londres(1989), e na University of New Hampshire (1985). É professor titular da Universidade de Fortaleza. Foi membro da diretoria da SBPC, da diretoria da SBC, do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq, representante da área de Ciência da Computação na CAPES. É Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – FUNCAP. Foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza. Atua nas áreas de Inteligência Artificial e Filosofia, com ênfase em Lógica, Lógicas não monotônicas, Lógicas paraconsistentes, métodos de prova, Filosofia da Linguagem, Filosofia da mente, filosofia da ciência. Tem desenvolvido interesse no estudo de processos de decisão e ciência da cidade.

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) foi criada pela Lei Nº 347, de 04/11/1992 e implementada em 04 de novembro de 1993. É uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de fundação pública e tem por finalidade estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal, visando ao bem-estar da população, defesa do meio ambiente e progresso da ciência e tecnologia.


Alessandro França Dantas Presidente

Alessandro França Dantas

  • EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS (MDIC)

Diretor (2018)

Lotação: Secretaria de Inovação e Novos Negócios – SINN / Departamento de Inovação e Propriedade Intelectual – DINPI

  • Responsável pela condução da elaboração de políticas e programas para geração e difusão da inovação no setor produtivo; da coordenação e formulação das propostas de inovação da política industrial nacional; da proposição de medidas para a melhoria do ambiente brasileiro de inovação por meio do aperfeiçoamento e da simplificação de mecanismos regulatórios, fiscais, de financiamento e investimento; e da formulação e implementação de ações que promovam o empreendedorismo inovador e o ambiente de capital de risco no País.

Coordenador Geral (2016 – 2018)

Lotação: Secretaria Executiva / Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração – SPOA / Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação – CGTI

  • Responsável por todas as atividades correlatas à Tecnologia da Informação no Ministério

Coordenador – Analista de Comércio Exterior (2013 – 2015)

Lotação: Secretaria de Comércio e Serviços / Departamento de Competitividade Internacional em Comércio e Serviços – DECIN / Coordenação-Geral de Mercado Externo – CGME

  • Membro titular da Comissão do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços – SISCOSERV.
  • Gestor do SISCOSERV e dos contratos de produção e manutenção do Sistema junto ao SERPRO.
  • Substituto da Coordenadora-Geral de Mercado.

ALTRAN INFORMATION SYSTEMS – MULTINACIONAL FRANCESA (2011-2012)

Consultor/Gerente de Projetos

  • Responsável pela gestão técnica e financeira de projetos de georreferenciamento nas áreas de saúde – Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde – Colaborou com a criação de indicadores de desempenho da atuação estatal na área de saúde de forma a indicar lacunas
  • Responsável pela construção do Mapa da Saúde do Brasil – MS e da Sala de Situação da Saúde – SES/DF.

STEFANINI IT SOLUTIONS – EMPRESA BRASILEIRA DE GRANDE PORTE (2010)

Gerente de Programas

  • Concebeu e liderou a reestruturação da fábrica de software responsável por atender a área de Controladoria da Caixa Econômica Federal – CEF, com cerca de 60 consultores distribuidos em 9 projetos.
  • Responsável pela gestão administrativa e financeira da fábrica de software assim como pelo relacionamento com os gestores da CEF.
  • Contribuiu para a reversão da situação de prejuízo financeiro da fabrica de software e seu retorno à lucratividade.

VIPSIGN SOLUÇÕES DIGITAIS – STARTUP BRASILEIRA (2008-2010)

Sócio/Diretor de Tecnologia

  • Concebeu e implementou planos estratégicos para o lançamento e promoção de novos produtos.
  • Liderou equipe no desenvolvimento e lançamento de produtos bem-sucedidos no mercado.
  • Projetou a infraestrutura necessária à implantação e operação dos produtos desenvolvidos pela empresa.
  • Colaborou com a equipe de vendas propondo soluções inovadoras para os problemas dos clientes.

TATA CONSULTING SERVICES – MULTINACIONAL INDIANA (2003-2008)

Resource Manager – Gerente Sênior

  • Responsável pela alocação dos consultores da empresa nos projetos, tendo que atender tanto as necessidades dos projetos quanto o plano de desenvolvimento profissional de cada consultor.
  • Desempenhou papel relevante no período de crescimento da empresa no Brasil, quando passou de 400 para mais de 2000 consultores, mantendo uma taxa de utilização dos consultores acima de 95%.
  • Colaborou com a área comercial identificando as vantagens competitivas e desvantagens da empresa em cada oportunidade de negócio e elaborou com a cooperação dos diretores de área planos de médio prazo para mitigar as desvantagens percebidas.
  • Recebeu prêmio mundial de melhor desempenho de um Resource Manager de um Global Delivery Center em 2006.

Project Manager

  • Gerenciou os projetos das verticais de Telecomunicação e Média & Entretenimento, compreendendo cerca de 10 projetos com mais de 200 consultores distribuídos entre eles.
  • Responsável pela gestão técnica e financeira dos projetos assim como pelo relacionamento com os clientes.
  • Colaborou com a área comercial identificando requisitos chave dos projetos, definindo escopo dos mesmos, preparando planos e cronogramas de projeto, gerando estimativas preliminares e auxiliando na preparação de propostas comerciais.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS ESTADUAIS – ASBACE/ATP (1998-2003)

Engenheiro de Software

  • Desenvolvedor principal da “Rede Verde-Amarela”, RVA — uma rede de compartilhamento de serviços dos bancos estatais. Responsável pelo projeto, desenvolvimento e manutenção do nó central da rede, operando em um ambiente tolerante a falhas.
  • Representante dos bancos estatais no projeto e especificação do “Sistema de Pagamentos Brasileiros”, SPB.
  • Recebeu dois prêmios “Top de Marketing” por desempenho excepcional e excelente atendimento ao cliente.

PADRÃO IX – EMPRESA BRASILEIRA DE MÉDIO PORTE (1997)

Engenheiro de Software, Líder de Projeto

RCM INFORMÁTICA – EMPRESA BRASILEIRA DE MÉDIO PORTE (1995-1996)

Engenheiro de Software/DBA

EXÉRCITO BRASILEIRO – CINFOR/11 (1993-1995)

Administrador de Sistemas/DBA

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

  • Mestrado Profissional em Administração Pública. 2018 IDP, Brasília, DF
  • Bacharelado em Ciência da Computação, 1993 UnB, Brasília, DF
  • Bacharelado em Administração de Empresas, 1998 UnB, Brasília, DF
  • MBA em Marketing de Serviços, 2000 ESPM, Brasília, DF
  • Especialização em Análise de Projetos, 2007 FGV, Brasília, DF
  • Project Management Professional, 2005 PMI, Project Managemente Institute
  • Certificate of Proficiency in English (CPE) , 2004 University of Cambridge, 2004

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS:

  • Português – língua nativa;
  • Inglês – Lê, escreve e fala com proficiência;
  • Espanhol – Lê, escreve e fala.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES

A missão da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) é fomentar ações de Ciência, Tecnologia e Inovação para geração e difusão do conhecimento no Estado do Espírito Santo. Para o pleno exercício de seus objetivos a FAPES deverá custear, total ou parcialmente, projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos por pesquisadores autônomos, de instituições públicas ou de entidades privadas.


Denio Rebello Arantes Presidente

Denio Rebello Arantes

Bacharel em Física e Matemática, formou-se mestre em Física e tem doutorado em Ciência dos Materiais. Após uma década na Unicamp, juntou-se à história do Ifes em 1998, quando ingressou como professor no Centro Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo – Cefetes. Em 2000, foi eleito para coordenar o Programa de Metalurgia e Materiais. Nesse mesmo ano, foi eleito para a presidência do Conselho de Administração da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia. Em 2001, assumiu a Diretoria de Ensino do Sistema Cefetes. Eleito em 2008, ano de transformação do Cefetes em Ifes, passou a ocupar no ano seguinte o cargo de Reitor do Ifes, para o qual foi reeleito em 2012. Em dezembro de 2011, foi eleito Presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Conif. Como pesquisador, tem dezenas de artigos e capítulos de livros publicados. Participou da preparação do Documento Base para políticas públicas de educação para o PROEJA. Em 2015, Denio foi nomeado como representante da Rede Federal no Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII)

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), criada pela Lei 15.472, em 2005, atua no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Goiás.


Robson Domingos Vieira Presidente

Robson Domingos Vieira

Robson Domingos Vieira é engenheiro elétrico, graduado pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998), com mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RJ (2001 e 2005). Entre 2002 a 2005, trabalhou como pesquisador assistente no Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) e realizou diferentes projetos de pesquisas para a Nortel e a Claro. Em 2005, ingressou no Instituto Nokia de Tecnologia como pesquisador especialista, onde permaneceu até 2018, tendo trabalhado em diferentes projetos de pesquisas aplicada com a Nokia CIC, a Nokia Research Center (NRC) e a Microsoft em GERAN/WiMAX/LTE/LTE-A/5G e Wi-Fi, e em atividades regulatórias do uso do espectro na Europa (TV White Spaces) e a padronização das tecnologias GERAN (3GPP), WiMAX (IEEE 802.16m) e WLAN (IEEE 802.11ax). Atuou também como pesquisador associado da Universidade de Brasília (UnB), de 2006 a 2010.

Em 2010, assumiu o cargo de Gerente de R&D no Instituto Nokia e tinha como a principal atividade desenvolver equipes de alto desempenho para atender as atividades de padronização da Nokia e gerar um número expressivo de patentes. Em 2013, atuou como gerente de Linha e foi responsável pela área Hardware & Conectividade no Instituto Nokia composta por 48 engenheiros com diferentes expertises e dois laboratórios (Telecom e Hardware), distribuídos em três cidades: Brasília, Manaus e São Paulo. Em 2014, atuou como Head of Technology do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico com a responsabilidade de liderar e definir a direção tecnológica da empresa através de um roadmap tecnológico, de um portfólio de projetos e parcerias com as universidades.

Em 2016, Robson Vieira fundou a Ektrum com outros especialistas em tecnologia, empresa na qual desenvolve pesquisa aplicada, produtos e consultoria em diversos tópicos relacionados a sistemas 4G/5G. Foi responsável também pelo planejamento estratégico da empresa e desenvolvimento de negócios. Autor de mais de 50 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais na área, com 9 patentes depositadas ou concedidas, e várias contribuições em fóruns internacionais de regulação e padronização (ITU, CEPT/ECC, IEEE, 3GPP).

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA

A missão da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) é estimular a ciência e a tecnologia no Maranhão, proporcionando aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa e intermediando a transformação do conhecimento científico em instrumento capaz de contribuir para a redução das assimetrias sociais.


André Luís Silva dos Santos Presidente

André Luís Silva dos Santos

Graduado em Licenciatura em Construção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2002), Especialista em Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento Urbano e Rural pelo CEDECON (2008). Mestrado em Engenharia de Eletricidade, ênfase em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Desde 2006 é professor do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. Foi Chefe do Departamento Acadêmico de Informática de 2006 a 2008. Atuou como Coordenador Geral da UAB de 2008 a 2010. Foi Coordenador Adjunto da UAB de 2015 a 2018. Chefe do Departamento de Educação a Distância do Campus São Luís – Monte Castelo, de 2018 a 2019. Atua como pesquisador em Geoprocessamento com ênfase em Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica, Banco de Dados Espaciais, Geodésia de Precisão e Monitoramento Costeiro e na área de Informática Aplicada.