Edicts

Proposals

Choose a year:

Status:

Finished

Grand Challenges Explorations - Brasil: Ciência de Dados para melhorar a Saúde Materno Infantil, Saúde da Mulher e Saúde da Criança no Brasil

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na chamada pública (anexo abaixo), que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.


FAPs que aderiram a Chamada:

1. Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF);

2. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Alagoas (FAPEAL):

3. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM);

4. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG);

5. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG);

6. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS);

7. Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES);

8. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB);

9. Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC);

10. Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); 

11. Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (FUNDECT).


Dúvidas sobre as bases de dados disponíveis também podem ser enviadas no fórum de discussão disponível em:

https://www.synapse.org/#!Synapse:syn22088071/wiki/

In progress

EURAXESS: uma rede para os pesquisadores

“EURAXESS – Researchers in Motion” é uma iniciativa da Comissão Europeia que promove o desenvolvimento das carreiras e a mobilidade de pesquisadores e visa fortalecer a colaboração científica entre a Europa e o resto do mundo.

A rede EURAXESS é formada por 40 países europeus e conta com representantes em seis países/regiões ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde tem representantes desde maio de 2013.

Uma rede de adesão gratuita, multidisciplinar que reúne pesquisadores em todas as fases de suas carreiras

As atividades da EURAXESS se baseiam em quatro pilares :
• EURAXESS Jobs: plataforma para divulgar e/ou encontrar ofertas de emprego e financiamento da pesquisa. Permite também aos pesquisadores de publicarem seus CVs. Instituições brasileiras podem publicar suas ofertas gratuitamente para atrair talentos internacionais.

• EURAXESS Services: uma rede de 250 centros físicos de serviços na Europa, distribuídos em 40 países, fornecendo serviços gratuitos e personalizados para os pesquisadores que vão deslocar-se para a Europa, bem como para suas famílias, para planejar e organizar sua estadia na Europa. Ajudam especificamente a lidar com questões como alojamento, vistos e autorizações de trabalho, aulas de línguas, escolas para os filhos, segurança social, cuidados médicos, etc.

• EURAXESS Rights: informações sobre as regulamentações, os direitos e deveres dos pesquisadores e dos seus empregadores.

• EURAXESS Links: braço internacional da EURAXESS, faz a ponte entre a Europa e a América do Norte, o Brasil, a China, a Índia, o Japão e cinco países do sudeste asiático – ASEAN.

Um dos objetivos de EURAXESS Links Brazil é ajudar os pesquisadores europeus que trabalham no Brasil a manter o contato entre si e com a Europa. A rede é também aberta aos pesquisadores, cientistas e alunos brasileiros, e visa promover a cooperação científica entre Europa e Brasil e reforçar a Europa como um destino de excelência na pesquisa científica.

Serviços oferecidos por EURAXESS Links Brazil

No país, EURAXESS Links Brazil desenvolve três tipos de atividades: divulgação de informação, networking de pesquisadores, e organização de eventos.

Para isso, a rede oferece gratuitamente os seguintes serviços:

• O site da EURAXESS Links Brazil, que fornece informação sobre oportunidades de financiamento e de fazer pesquisa na Europa, bem como sobre eventos.
• Uma lista de difusão, para receber semanalmente notícias relevantes sobre eventos, chamadas abertas ou os últimos desenvolvimentos nas áreas da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) na Europa e no Brasil. Além disso, receber uma lista de chamadas abertas para financiar a mobilidade e uma newsletter trimestral.
• Uma página Facebook em Portuguêsfacebook.com/EuraxessLinksBrasil.
• Um grupo no Linked-In chamado EURAXESS Links – International Researchers.
• Eventos de networking voltados aos seus membros e participação em eventos de promoção da mobilidade internacional dos pesquisadores.
 Apresentações da rede e dos serviços oferecidos, assim como dos principais financiamentos europeus para mobilidade (ERC, MSCA), nas suas instituições ou eventos científicos no Brasil.

EURAXESS Science Slam Brazil

EURAXESS Links organiza anualmente um concurso em comunicação científica chamado EURAXESS Science Slam Brazil.

O concurso é aberto aos pesquisadores de todas as nacionalidades e todos os campos de pesquisa e visa apresentar a pesquisa de maneira criativa e inteligível por todos.
As candidaturas são abertas de maio a setembro de cada ano.

**
Quer receber informações sobre as atividades de EURAXESS Links Brazil?
Inscreva-se na lista de difusão pelo brazil@euraxess.net
Visite brazil.euraxess.org e facebook.com/EuraxessLinksBrasil
Entre em contato: brazil@euraxess.net

Finished

UK Academies - Academy of Medical Sciences (Clinical and Patient Orientated Research)

Finished

UK Academies - British Academy (Humanities and Social Sciences)

Finished

ERC – CONFAP – CNPq Call 2019

The Brazilian National Council of State Funding Agencies – CONFAP and the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) invite researchers from Brazil to pursue research collaborations with Principal Investigators already supported through EU-funded European Research Council (ERC) grants.

Finished

Researcher Links Workshops 2019-2020

Researcher Links Workshops Confap/FAPESP – edital 2019-2020

Estados participantes desta chamada

Alagoas - FAPEAL

Amazonas - FAPEAM

Distrito Federal – FAPDF

Espírito Santo – FAPES

Goiás - FAPEG

Maranhão - FAPEMA

Minas Gerais – FAPEMIG

Paraná – Fundação Araucária

São Paulo – FAPESP

Alguns estados possuem instruções específicas. 

Finished

Newton Fund Impact Scheme (NFIS)

O programa Newton Fund Impact Scheme tem como objetivo apoiar projetos já realizados ou em andamento pelo Fundo Newton. A chamada adicionará um valor tangível ao investimento já feito pelos financiadores parceiros e pelo Reino Unido. Os valores poderão ser solicitados por qualquer beneficiário do fundo (projetos entregues pelo Brisitish Council e também pelos outros parceiros que operam o fundo no Brasil). Os projetos devem demonstrar impactos adicionais em políticas públicaspesquisa ou em inovação comercial. Dessa forma a chamada financiará projetos que tenham o objetivo de:

Iniciar ou aumentar os impactos de política pública,  isso pode envolver a tradução de resultados de pesquisa / e em impactos de políticas, aumentar o envolvimento com os usuários, medidas para superar barreiras ao impacto ou estender o engajamento a novas comunidades de usuários

Iniciar ou aumentar o engajamento com multiplicadores de impacto (por exemplo, empresas, start-ups, ONGs ou instituições do terceiro setor). Isso pode envolver a movimentação de pesquisas ao longo do canal de tradução ou estender os resultados para o setor comercial (incluindo prototipagem e testes clínicos, por exemplo).

As candidaturas podem basear-se na parceria original ou formar novas parcerias para permitir que os candidatos busquem rotas criativas ou mutuamente amplificadoras de impacto.

Instituições participantes desta chamada

• FAPESP (Estado de São Paulo)

• FAPEMIG (Estado de Minas Gerais)

• Fundação Araucária (Estado do Paraná)

• FAPDF (Distrito Federal)

• FAPEAM (Estado do Amazonas)

• FAPESB (Estado da Bahia)

• FAPEPI (Estado do Piauí)

• FAPES (Estado do Espírito Santo)

• Sebrae 

• Adesampa

• FAS

• APPOA

• Museu de Ciência e Tecnologia PUC-RS 

• FA.VELA

• Instituto Cultural Polen 

• Cidade Escola Aprendiz 

• SOF 

• CTI 

• Embrapii 

• Museu do Amanhã

Consulte a seção Requisitos para Candidatura para instruções específicas para as fundações de amparo a pesquisa dos estados de Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Piauí, Espírito Santo e São Paulo.


Finished

Chamada Aquatic Pollutants 2020

Instituições elegíveis:  instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas (sem fins lucrativos), instituições científicas, instituições de tecnologia e inovação, com sede nos Estados brasileiros correspondentes às Fundações  de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras que participam da chamada.


Candidatos elegíveis: os candidatos devem ter doutorado ou equivalente e estar vinculados a uma instituição de pesquisa localizada nos estados brasileiros participantes da chamada, por meio de suas respectivas Fundações de Amparo à Pesquisa; Possuir produção científica ou tecnológica avaliada por Currículo (Súmula Curricular).


Custos elegíveis: como regra geral, as Fundações de Amparo à Pesquisa financiam bolsas, mobilidade e subsídios, relacionados a projetos científicos, tecnológicos e de inovação. Os candidatos devem verificar as regras específicas de elegibilidade e as modalidades de financiamento, que devem ser definidas e divulgadas nos respectivos sites das FAPs participantes (Diretrizes para a chamada). 


Valor máximo por proposta: detalhado para cada FAP participante no anexo abaixo: Informações adicionais, que indicam dentro do orçamento máximo, o número máximo de projetos que podem ser apoiados. Os candidatos devem verificar com suas respectivas FAPs o valor máximo, também na moeda local.


Outros critérios de financiamento: os candidatos devem necessariamente cumprir as regras específicas de elegibilidade e as modalidades de financiamento, que devem ser definidas e divulgadas nos respectivos sites das FAPs participantes (Diretrizes para a chamada).


Documentos relevantes: diretrizes e orientações específicas podem ser publicadas pelas FAPs participantes.


*As diretrizes gerais da Chamada descritas acima não correspondem às diretrizes de todas as Fundações participantes. Os candidatos devem verificar as diretrizes publicadas nos sites das respectivas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs).


Links para sites de FAPs - para mais detalhes sobre regras de elegibilidade:


1. FACEPE – http://www.facepe.br

2. FAPDF – www.fap.df.gov.br

3. FAPEAL – http://fapeal.br

4. FAPEAM – http://www.fapeam.am.gov.br

5. FAPEAP - https://fapeap.portal.ap.gov.br/

6. FAPEG – www.fapeg.go.gov.br

7. FAPEMA - https://www.fapema.br

8. FAPEMIG - https://fapemig.br/pt/

9. FAPERGS - https://fapergs.rs.gov.br

10. FAPERJ – http://www.faperj.br

11. FAPES - www.fapes.es.gov.br

12. FAPESC - www.fapesc.sc.gov.br

13. FAPESP - http://www.fapesp.br/

14. FAPESQ - www.fapesq.rpp.br

15. FUNCAP - https://www.funcap.ce.gov.br



Cronograma:


  • Abertura da Chamada: 17 de fevereiro de 2020

  • Prazo para pré-propostas: 18 de maio de 2020

  • Convite para apresentação de propostas completas: junho 2020

  • Prazo final para propostas completas: 14 de agosto de 2020

  • Anúncio da decisão de financiamento: outubro de 2020

  • Início dos projetos: dezembro de 2020 - março de 2021

  • Término do projeto: 30 de junho de 2024



Contato de referência no Brasil:  elisa.confap@gmail.com


Para mais informações sobre a Chamada acesse: https://aquaticpollutants.ptj.de/call1

In progress

Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021

Water JPI  e a   BiodivERsA, em parceria com a  União Europeia  e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, anunciam a   Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021,  para projetos de Pesquisa & Inovação em “Conservação e Restauração de Ecossistemas Degradados e sua Biodiversidade, incluindo o foco em Sistemas Aquáticos”.

Confira a relação das FAPs que aderiram à Chamada BiodivRestore:

1- Fundação de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de   Pernambuco (FACEPE);

2- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Alagoas (FAPEAL);

3- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM);

4- Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP);

5- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG);

6- Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA);

7- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT);

8- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI);

9- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS);

10- Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES);

11- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB);

12- Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina  (FAPESC);

13- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP);

14- Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA);

15- Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (FUNDECT);

16- Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).


*Outras Fundações ainda podem aderir à Chamada.

Regras de participação

  • Somente as propostas apresentadas por consórcios transnacionais serão elegíveis;
  • Os consórcios devem incluir um mínimo de 3 parceiros, de 3 países diferentes, que participam da chamada, e os projetos aprovados terão duração de até 36 meses;
  • Cada parceiro deve cumprir os critérios de elegibilidade e as regras de sua organização de financiamento;
  • Para o Brasil: acima deste critério mínimo de elegibilidade para a composição dos consórcios, é encorajado o envolvimento de mais de um investigador principal, envolvendo outros estados brasileiros participantes na chamada;
  • Mais detalhes e regras estão disponíveis na chamada conjunta e nas diretrizes das FAPs;
  • Cada país/agência financia seus pesquisadores/instituições e cada agência define seu orçamento e suas regras.

Cronograma – BiodivRestore

– Lançamento da Chamada: 5 de outubro de 2020
– Prazo para submissão de pré-propostas: 7 de dezembro 2020
– Prazo para submissão de propostas completas: 15 de março 2021; ou 2 de maio 2021 (dependendo do número de pré-propostas recebidas).
– Prazo para início dos projetos: final de 2021 ou início 2022 (dependendo do número de pré-propostas recebidas).

Submissão das propostas

  • Para acessar a Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021,   clique aqui.  
  • Para acessar a plataforma para busca de parceiros,   clique aqui.

Questões gerais e técnicas da Chamada

- Ponto de contato - CONFAP: Elisa Natola / biodivrestore.confap@gmail.com

Questões de elegibilidade e modalidades de participação

- Pontos de contato das FAPs: e-mails indicados na Ficha Informativa - Brasil (faça o download abaixo)