Reunião Magna da ABC 2018: Imaginando o Futuro

Nos dias 8,9 e 10 de maio a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove a “Reunião Magna 2018: Imaginando o Futuro”. O encontro anual vai trazer renomados cientistas do Brasil e do exterior para debater os avanços tecnológicos em curso, as perspectivas da ciência para as diversas áreas e seus possíveis impactos na sociedade. O evento tem entrada gratuita e acontece no Museu do Amanhã, Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro.

Coordenador geral desta edição, o Acadêmico José Roberto Boisson de Marca ressalta que esta é uma interessante oportunidade para o público conhecer novidades na área da saúde, bioeconomia e tecnologia que podem trazer melhorias na qualidade de vida da população. “Informática quântica, inteligência artificial, interação homens-robôs, realidade virtual e materiais inteligentes são alguns dos temas no campo da tecnologia que vão impulsionar a nossa sociedade e que terão espaço na Reunião Magna 2018”, diz Boisson.

Alguns nomes de peso já confirmaram presença no encontro. A astrônoma Gabriela González, que trabalha com detecção de ondas gravitacionais e é porta-voz do Projeto LIGO – Observatório Interferométrico de Ondas Gravitacionais; a cientista da computação Jeannette Wing, reconhecida mundialmente por seu papel na transformação de dados científicos em uma disciplina, essencial tanto para descobertas acadêmicas como para invenções produtivas; o engenheiro de computação Jeffrey Dean, pesquisador sênior do Google, onde lidera o projeto Google Brain; e o professor do Departamento de Bioengenharia e Robótica da Universidade de Tohoku (Japão) Kazuhiro Kosuge, que tem se dedicado há 30 anos a pesquisas na área.

Também virão para o encontro o sociólogo inglês Michael Savage, que trata de estratificação e desigualdade social, especialmente em suas dimensões culturais; a economista italiana Mariana Mazzucatto, cujo trabalho é focado na economia da inovação, crescimento financeiro e econômico e o papel do Estado no capitalismo moderno; o médico brasileiro Sérgio Pena, que trabalha com diversidade genômica, evolução humana e diversidade genética da população brasileira; e o diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Sidarta Ribeiro, que desenvolve pesquisas sobre sono, sonho, memória e plasticidade neuronal, e vai tratar de aplicações em psiquiatria e educação do mapeamento mental com palavras.

Além destes, outros palestrantes de destaque apresentarão suas pesquisas de ponta nas diversas sessões científicas, previstas para os três dias de evento. Programação preliminar, perfil dos especialistas e inscrições podem ser acessados aqui.

Serviço
Reunião Magna da ABC 2018 – Imaginando o Futuro
Data: 8, 9 e 10 de maio de 2018
Local: Museu do Amanhã, Praça Mauá, Rio de Janeiro
Horário: Das 8h15 às 18h