Estrutura organizacional

Presidente Odir Dellagostin

Presidente Odir Dellagostin

Presidência - 2021-2023

Odir Antônio Dellagostin, é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra (1995). É professor titular da UFPel  desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel (2003-2005). Também foi diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (2009-2016). 

Odir foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da FAPERGS, membro titular da CTNBIO e do Comitê de Medicina Veterinária do CNPq. Foi coordenador da área de Biotecnologia da CAPES (2014-2018) e coordenou a estruturação da Rede SulBiotec. Em 2018 foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Possui mais de 200 artigos científicos publicados que já tiveram mais de 5 mil citações. Além disso, realizou o depósito de mais de 25 patentes. É presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) desde 2017, assumiu em outubro de 2020 a presidência do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e foi eleito presidente para o mandato de 2021 a 2023.

Vice - presidente Márcia Perales Mendes Silva

Vice - presidente Márcia Perales Mendes Silva

Presidência - 2021-2023

Márcia Perales Mendes Silva é amazonense e ingressou como docente na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1986. É especialista em Fundamentos da Educação (1998) pela Ufam, mestra e doutora em Politicas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pos-doutora em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). É professora Titular da Ufam, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, e Sociedade e Cultura na Amazônia. É líder do Grupo de Pesquisa em Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (Getra) desde 2001 e membro da Academia Amazonense de Letras, desde 2013.

Dentre as publicações científicas, destacam-se os livros: O Assistente Social e as Mudanças no Mundo do Trabalho (2005); Expressões do Mundo do Trabalho Contemporâneo: um olhar para os trabalhadores do Parque Industrial de Manaus (2010); Serviço Social: da formação acadêmica ao exercício profissional (2015); Política de Segurança no Trânsito em Manaus(2017). Além de artigos, prefácios, capítulos de livros etc.

Entre os cargos ocupados, destacam-se o Reitora da UFAM, 2009 a 2017, sendo a única mulher a ocupar esta posição; vice-presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), 2014/2015; membro titular do Conselho Deliberativo Estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), 2009 a 2017; representante da Andifes na Comissão de Monitoramento do Plano Nacional de Pós-Graduação e da Agenda Nacional de Pesquisa, 2012 a 2014; presidente do Fórum de Reitores da Região Norte, 2009 a 2011; pró-reitora de Extensão e Interiorização, 2005 a 2009. Desde 2019 é diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Em 2021, foi eleita vice-presidente do Conselho Nacional das FAPs (Confap), para o mandato de 2021 a 2023.

Foi agraciada com os seguintes Prêmios e Comendas: Melhor Projeto e menção Honrosa em Iniciação Científica, por 7 anos consecutivos; Prêmio Nacional “Professor Samuel Benchimol”, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na categoria Personalidade Amazônica 2011; Diploma de Destaque em Gestão de Qualidade Educativa e Prêmio Sapientiae, na categoria Universidades Federais; Título de Cidadã Benjaminense; Comendador da Ordem do Mérito Judiciário, Ordem do Mérito Judiciário, Cruz do Mérito do Amazonas, dentre outros.

Região Sul - Fábio Zabot Holthausen

Região Sul - Fábio Zabot Holthausen

Diretorias Regionais - 2021-2023

Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC.

Região Centro- Oeste - Robson Domingos Vieira

Região Centro- Oeste - Robson Domingos Vieira

Diretorias Regionais - 2021-2023

Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG


Região Nordeste - Roberto Germano Costa

Região Nordeste - Roberto Germano Costa

Diretorias Regionais - 2021-2023

Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ

Região Norte - Leandro Soares Moreira Dill

Região Norte - Leandro Soares Moreira Dill

Diretorias Regionais - 2021-2023

Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia - FAPERO

Região Sudeste - Paulo Sérgio Lacerda Beirão

Região Sudeste - Paulo Sérgio Lacerda Beirão

Diretorias Regionais - 2021-2023

Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG

Presidente do Conselho Fiscal - Márcio de Araújo Pereira

Presidente do Conselho Fiscal - Márcio de Araújo Pereira

Conselho Fiscal - 2021-2023

Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDECT

João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima

João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima

Conselho Fiscal - 2021-2023

Presidente interino da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL

Robson Domingos Vieira

Robson Domingos Vieira

Conselho Fiscal - 2021-2023

Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG 

Jorge Bounassar Filho Ex-presidente do Confap

Jorge Bounassar Filho

Galeria de Ex-Presidentes - 2006-2007

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1975) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Lisboa (1995). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina e atua na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto estrutural, análise experimental, descontinuidades, escoras e tirantes. Tem atuado também na gestão de C,T&I com uma grande participação na discussão e formulação das políticas estadual e nacional. 

Destaca-se: 
Professor Adjunto B C da Universidade Estadual de Londrina/UEL, lotado no Departamento de Estruturas do Centro de Tecnologia e Urbanismo; Doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Superior técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal; Diretor do Centro de Ciências Rurais e Tecnológicas – CCRT/UEL; Diretor do Centro de Tecnologia e Urbanismo – CTU/UEL; Reitor da Universidade Estadual de Londrina na gestão 1986/1990; Presidente do Fórum Nacional das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras (hoje ABRUEM); Membro titular do Conselho Deliberativo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB; Presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, gestão 2003/2007; Coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná-UGF/ Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior -SETI/Pr; Presidente do Fórum Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa; Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP; Membro titular do Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR; Membro titular do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE do Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT; Membro titular do Comitê Gestor do Programa Nacional de Incubadoras e Parques Tecnológicos – PNI do MCT; Membro titular do Comitê Gestor do Programa Nacional de Nanotecnologia do MCT; Membro fundador da Comissão Plurisetorial de Apoio à Ciência e Tecnologia do Congresso Nacional; Membro titular do júri de avaliação do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica nas fases regional sul e nacional em 2005; Membro titular do júri de avaliação do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica na fase regional sul em 2006; Membro titular do júri de avaliação do Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação, em 2005; Membro titular do júri de avaliação do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC, em 2006;  Membro titular do júri de avaliação do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo do ISAE/FGV, em 2007; Signatário do acordo de cooperação visando o fortalecimento do Sistema Nacional de C,T&I, representando as fundações de apoio à pesquisa de todos os estados brasileiros; Signatário do acordo de cooperação entre o CONFAP e o governo da Itália, através da embaixada italiana no Brasil, nas áreas de C,T&I; Coordenador do Programa de Incentivo a Pesquisa Aplicada, ao Desenvolvimento Tecnológico e à Inovação da SETI/Pr. 

  • Mandato: 28 de abril de 2006 a 16 de março de 2007.

Odenildo Sena Ex-presidente do Confap

Odenildo Sena

Galeria de Ex-Presidentes - 2007-2009

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1977), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). É professor adjunto ms-c, nível 4-de, da Universidade Federal do Amazonas. Foi Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa - CONFAP. Foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I - CONSECTI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da língua, discurso e produção escrita. Na área de gestão em CT&I atuou de 2005 a 2014.

  • Mandato: 17 de março de 2007 a 16 de março de 2009.

Mario Neto Borges Ex-presidente do Confap

Mario Neto Borges

Galeria de Ex-Presidentes - 2009-2013

Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG (1978), Mestre em Acionamentos Elétricos pela UFMG (1985) e Doutor em Inteligência Artificial Aplicada à Educação pela Universidade de Huddersfield Inglaterra (1994). Foi Professor Adjunto da PUC-MG por dez anos onde exerceu várias atividades acadêmicas e administrativas. É aposentado como Professor Associado IV da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, tendo sido admitido como primeiro colocado no concurso público para o Departamento de Engenharia Elétrica em 1988. Foi chefe do Departamento, Diretor do Centro de Ensino (Cursos de Graduação) e Reitor de 1998 a 2004 sendo o responsável pela transformação da instituição em Universidade em 2002. Foi Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG de 2009 a 2014 onde, também, desempenhou a função de Diretor Científico no período de 2004 até 2008. Foi Diretor Acadêmico da ABENGE por dois mandatos: de 2005-2007 e 2008-2010 e Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa CONFAP por dois mandatos de 2009 a 2013.Foi o Coordenador da Área Internacional do CONFAP de 2014 a 2016. Foi Presidente do CNPq de 20/10/2016 a 15/01/2019. Principais áreas de atuação: Educação com ênfase em Currículos para Cursos de Engenharia; Inteligência Artificial; e Ciência, Tecnologia e Inovação.

  • Mandatos: 17 de março de 2009 a 17 de março de 2011 /  17 de março de 2011 a 16 de março de 2013.

Sergio Luiz Gargioni Ex-presidente do Confap

Sergio Luiz Gargioni

Galeria de Ex-Presidentes - 2013-2017

Engenheiro mecânico pela UFSC (1971), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos (1972). Desde 1972, é Professor do Departamento de Engenharia Engenharia Mecânica, tendo criado, em 2019, a Alumni EMC, da qual é Diretor Executivo pela segunda vez. Também integra o Conselho de Administração do CIASC e o Conselho de Curadores da Fundação CERTI,  bem como Conselhos da UNIVILLE e da PREVISC. Entre 1975 e 1986 lecionou na Universidade de Brasília, ocupando simultaneamente cargos estratégicos como Secretário Executivo do Conselho Nacional Pós-Graduação, CAPES/MEC (1979-1980) e Gerente de Equipamentos e Vice-Diretor do PREMESU/MEC (1975-1979). Presidiu a FAPESC (2011 a 2018)e o CONFAP (2013-2017). Recebeu Título de  Doutor Honoris Causa da UDESC (2015). É membro Academia Nacional de Engenharia desde 2017.

  • Mandatos: 17 de março de 2013 a 16 de março de 2015 / 17 de março de 2015 a 16 de março de 2017. 


Maria Zaira Turchi Ex-presidente do Confap

Maria Zaira Turchi

Galeria de Ex-Presidentes - 2017-2019

Maria Zaira Turchi é graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Goiás e Doutora em Letras pela PUC/RS com Doutorado Sanduíche no Centre de Recherches Sur L-Imaginaire, Universidade de Grenoble/França. Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, tendo exercido as funções de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística; Coordenadora Geral da Pós-Graduação/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFG; Diretora da Faculdade de Letras/UFG; Editora da Revista Signótica da Faculdade de Letras/UFG. Foi Vice-Presidente da ANPOLL - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Lingüística. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás. Possui artigos em periódicos especializados em teoria e crítica literária, é autora de livros, dentre os quais Literatura e antropologia do imaginário, em 2003, pela Editora da UnB (Finalista do Prêmio Jabuti/2004 na categoria Crítica) e Leitor formado, leitor em formação: leitura literária em questão, pela Cultura Acadêmica, em 2006 (Prêmio Altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ/seção brasileira do IBBY/ UNESCO). Foi presidente da FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, presidente do CONFAP - Conselho Nacional da Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho Consultivo da Finep, e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CCT. Foi Diretora do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Formação e Educação em Ciências do MCTIC. Atualmente, é Diretora de Cooperação Institucional do CNPq.

  • Mandato: 17 de março de 2017 a 16 de março de 2019.

Evaldo Ferreira Vilela Ex-presidente do Confap

Evaldo Ferreira Vilela

Galeria de Ex-Presidentes - 2019-2020

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1971), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ecologia Química, pela University of Southampton, UK. Professor Titular e atualmente Professor Voluntário/Colaborador da UFV. Foi Reitor da Universidade Federal de Viçosa (2000-2004), foi Chefe do Departamento de Biologia Animal, Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e criador e Coordenador do Programação de Pós-Graduação em Entomologia e Biologia Animal. Membro fundador do Centro de Biotecnologia Aplicada à Agricultura - BIOAGRO, onde desenvolveu projetos de pesquisa financiados e publicou mais de cem artigos científicos referenciados e desenvolveu intercâmbio com instituições internacionais, como estágios nas Universidades de Tsukuba, California-Davis e Nurenberg-Erlangen Foi membro do Conselho Curador, da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação e também Presidente (2015-2020) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, Membro de Comitês Assessores do CNPq, CAPES, FAPEMIG e FINEP; foi membro da CTNBio, do Comitê do PRONEX, da Comissão Nacional dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - INCT; do Comitê de Avaliação Externa da Embrapa Cenargen. Foi Diretor da Fundação de Apoio a UFV - FUNARBE, Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil, da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e Coordenador do Projeto Inovação Tecnológica para a Defesa Agropecuária (encomenda CTAgro/MCT/CNPq). Foi Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (2007-2014) e Gerente do Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológica do Governo de Minas Gerais. Atua como professor e pesquisador nas áreas de Agricultura, Entomologia, Ecologia Química e Comportamento de Insetos, Controle Biológico. Tem se dedicado a Inovação Tecnológica, tendo criado o Sistema Mineiro de Inovação - SIMI e atuou no Comitê Gestor do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. Foi membro do Fundo de Capital Semente CRIATEC/Antera/BNDES. É membro do Conselho do Parque Tecnológico de Belo Horizonte - BHTEC, Conselho do SEBRAE-MG. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisador 1A do CNPq (de 1996 a 2014). Foi Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - CONFAP (2019-2020). É o atual Presidente do CNPq.

  • Mandato: 17 de março de 2019 a 19 de abril de 2020.

Fabio Guedes Gomes Ex-presidente do Confap

Fabio Guedes Gomes

Galeria de Ex-Presidentes - 2020-2021

Possui graduação em Ciências Econômicas (1997) e Mestrado em Economia Regional (1999), ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia (2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. É professor da Graduação em Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal de Alagoas. Foi Tutor do PET-Economia (2009-2015). Tem experiência nas áreas de Teoria e História Econômica, Relações Internacionais, Formação Econômica Brasileira, Economia Brasileira, Comércio Internacional, Economia Política Internacional, Administração Política, Administração e Políticas Públicas. Membro do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (Cicef). Membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) 2019-2020. Membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti/AL) 2019. Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Maceió) 2019-2020. Membro do Conselho Administrativo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) 2020. Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) 2015-2020. Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) 2020. Secretário de Estado da Educação de Alagoas desde setembro de 2020. Membro do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED).

  • Mandato: 20 de abril de 2020 a 4 de outubro de 2020.