| Em 06/06/2022

Evento Científico Internacional reúne parceiros e promove diálogo em prol do Oceano Atlântico

Evento Científico do All-Atlantic Ocean Research Forum foi realizado em formato híbrido entre os dias 31 de maio a 2 de junho de 2022.  (Imagem: montagem com participações durante o Evento Científico)

Nos dias 31 de maio a 2 de junho de 2022, cientistas especialistas em oceano, tomadores de decisão, especialistas da indústria e financiadores de diversos países participaram do Evento Científico do All-Atlantic Ocean Research Forum, que aconteceu em formato híbrido, em Brasília (DF) e online.

O evento foi promovido pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos, em colaboração com a Comissão Europeia e parceiros da Aliança de Todo o Atlântico, e organizado pela Agência Nacional de Administração Atmosférica e Oceano dos Estado Unidos (NOAA) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em colaboração com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

Workshops Interativos

Nos dois primeiros dias do evento (31/05 e 01/06) foram realizados workshops em 11 salas online, com a participação de aproximadamente 500 pessoas de diferentes países, que abordaram temáticas subdivididas em aspectos prioritários e transversais para a Aliança de Todo o Atlântico. Entre os temas prioritários, foram abordados: oceano e clima; ecossistemas; poluição; aquicultura e pesca; observação; economia oceânica inclusiva e sustentável; e cultura oceânica; e dentre as questões transversais, foram abordados: dados; infraestrutura; engajamento e desenvolvimento de capacidades. 

Diálogo Científico no Brasil

O terceiro e último dia do evento (02/06), aconteceu em Brasília (DF), com participações presenciais e online de autoridades e representantes de agências de fomento à pesquisa, embaixadas, cientistas e jovens embaixadores do Oceano Atlântico. O evento foi transmitido ao vivo pelos canais do YouTube da Aliança de Todo o Atlântico e do MCTI.

A abertura do evento contou com as participações de Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, e Maria Zaira Turchi, diretora de Cooperação Institucional do CNPq e Belém Co-chair do Brasil na Aliança de Todo o Atlântico. Em seguida os participantes assistiram depoimentos dos co-anfitriões Evaldo Vilela (presidente do CNPq), e Odir Dellagostin (presidente do CONFAP), e do co-organizador Richard William Spinrad (administrador da NOAA, Estados Unidos), que deram as boas-vindas e reforçaram a importância do encontro para a cooperação entres os parceiros da Aliança de Todo o Atlântico, que é composta pelos países: Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Canadá, Argentina, Cabo Verde, Marrocos e pela União Europeia.

Odir Dellagostin, presidente do CONFAP. (Foto: Wesley Sousa – ASCOM/ MCTI)

Após as boas-vindas foi realizada uma sessão de apresentação dos resultados dos trabalhos executados nos workshops online dos dois primeiros dias do evento. Em seguida, os Jovens Embaixadores do Oceano Atlântico Julia Biscaia Zamoner e Raqueline Monteiro (Brasil),Thando Mazomba (África do Sul), Eloïse Savineau (Bélgica), Othman Dekkaki (Marrocos) e Jillian Arany (Canadá) participaram da sessão que promoveu o diálogo entre gerações, que contou com a participação de duas experientes profissionais com atuação em ações voltadas para os oceanos, Sigi Gruber, conselheira sênior da Comissão Europeia e Janice Trotte-Duhá, conselheira High Level Board do Brasil.

O objetivo dos Jovens Embaixadores é promover ações de desenvolvimento sustentável, criar campanhas estratégicas de divulgação para suas comunidades locais, envolvendo estudantes, sociedade civil e tomadores de decisão, bem como a mídia local, para promover a conservação e a proteção do Oceano Atlântico para as futuras gerações.

(Imagem: montagem com participações durante o Evento Científico)

Após as participações dos Jovens Embaixadores, foi realizada outra sessão que reuniu as autoridades e parceiros da Aliança de Todo o Atlântico. Participaram da sessão, Maria Zaira Turchi (CNPq e Belém Co-chair do Brasil); Francisco Werner (NOAA e Galway Co-Chair dos Estados Unidos.); John Bell (Belém & Galway Co-Chair da Comissão Europeia); Maria Cristina Russo (Comissão Europeia); Gilbert Siko (DSI, representante do Belém Co-chair da África do Sul); David Morin (Galway Co-Chair do Canadá); Karina Pombo (All-Atlantic High Level Board Observer da Argentina) e Malik Lopes (All-Atlantic High Level Board Observer de Cabo Verde).

Encerramento do evento

A sessão de encerramento do Evento Científico do All-Atlantic Ocean Research Forum contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, que enfatizou a importância de unir forças em favor do estudo e preservação do oceano.

“É maravilhoso ver o empenho da comunidade científica acerca desse tema tão relevante, que é a pesquisa e desenvolvimento de ações para o nosso oceano, e, consequentemente, para a proteção do planeta. É muito importante focar na união dos países a fim de reduzir a poluição dos mares, apoiar uma economia oceânica sustentável e promover a educação com relação aos oceanos”, afirmou o ministro.

Sessão de encerramento do Evento Científico com representantes das embaixas dos países que compõem a Aliança de Todo o Atlântico. (Foto: Wesley Sousa – ASCOM/MCTI)

A sessão de encerramento do evento também contou com a presença e apoio institucional dos representantes dos países que compõem a Aliança de Todo o Atlântico: Marcelo Morales (MCTI); Maria Zaira Turchi (CNPq e Belém Co-chair do Brasil); Douglas A. Koneff, encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil; Cecília Iturralde, encarregada de negócios e conselheira econômica da Embaixada da África do Sul no Brasil; Luis Piedmont, segundo secretário e comissário de comércio da Embaixada do Canadá no Brasil; Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil; Nabil Adghoghi, embaixador do Marrocos no Brasil e Ignacio Ybáñez, chefe da Delegação da União Europeia no Brasil.

All-Atlantic Forum 2022

O Fórum realizado no Brasil foi um evento científico preparatório do encontro ministerial do All-Atlantic Forum 2022, que será realizado em Washington (DC), nos Estados Unidos, entre os dias 12 e 14 de julho.

Na ocasião, os parceiros do Atlântico assinarão a nova declaração da Aliança de Pesquisa e Inovação para Todo o Atlântico (All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance Declaration), que pavimenta o caminho para o futuro do esforço cooperativo da Aliança.

Para assistir a íntegra do Evento Científico realizado no dia 2 de junho, acesse os links:

 

Para conhecer as ações da All-Atlantic Ocean Research Alliance, acesse: allatlanticocean.org

 

Assessoria de Comunicação do CONFAP, com informações de ASCOM/ MCTI

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 17/05/2024

Fapitec/SE lança editais de fomento à pesquisa e ao empreendedorismo feminino

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) torna públicos nesta sexta-feira, 17, os programas ‘Sergipanas Empreendedoras’ (Edital 08/2024) e o ‘Meninas nas Ciências’ (Edital 09/2024). Os editais, que contam com a interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec), […]

Em 16/05/2024

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas realiza avaliação química e biológica de plantas da Região Amazônica

A Região Amazônica é conhecida por sua diversidade de plantas. E a fim de produzir informações sobre algumas espécies vegetais, pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizou a avaliação química e biológica de extratos alcoólicos de plantas coletadas em Itacoatiara (a 176 […]

Em 16/05/2024

Parceria de Ciência Pioneira e FAPERJ terá R$ 30 mi para incentivar ciência de fronteira

A Ciência Pioneira, uma iniciativa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), anunciou nesta terça-feira (14) um acordo de cooperação técnica e científica com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O evento de lançamento oficial da parceria foi realizado na sede do IDOR, no Rio de Janeiro. A parceria […]

Em 15/05/2024

Boletim do turismo 2024 atesta evolução da atividade no território paraense

Turismo no Estado do Pará tem vários componentes essenciais: gastronomia, mais de 560 quilômetros de litoral, vasta rede hidrográfica, cultura diversa, mais de 55 etnias indígenas e paisagens que vão dos campos marajoaras, das praias fluviais e oceânicas, às formações rochosas milenares de Monte Alegre, na região oeste. Quem visita o imenso território paraense tem […]

Em 17/05/2024

Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação acontecerá em nova data

A Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, informou nesta sexta-feira (17), que a etapa nacional, inicialmente prevista para acontecer de 4 a 6 de junho de 2024, foi adiada em solidariedade ao povo gaúcho, que enfrenta grandes dificuldades em função das inundações que atingiram o estado. Um decreto referendando a […]