Comissão Europeia


Arranjo Administrativo para mecanismos de apoio à Cooperação UE-Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação




No dia 19 de novembro de 2021, foi realizada em Brasília-DF, a cerimônia de assinatura do Arranjo Administrativo para mecanismos de apoio à Cooperação UE-Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, no contexto do programa Horizon Europe (2021-2027).

Os signatários do documento, pelo lado do Brasil, são: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). E pelo lado europeu, a Comissão Europeia (CE). (saiba mais)


Acesse o Arranjo Administrativo UE-BRASIL:



Aliança de Pesquisa & Inovação do Oceano Atlântico


Aliança de Pesquisa & Inovação do Oceano Atlântico  reúne diversos países que fazem fronteira com o Oceano Atlântico, com o objetivo de fortalecer a cooperação para a pesquisa científica, tecnológica e a inovação.

O Brasil integra a iniciativa por meio da Declaração de Belém, assinada em 13 de julho de 2017, em conjunto com a União Europeia e a África do Sul.  Em 13 de julho de 2022, após completar exatos 5 anos, foi assinada a nova Declaração da Aliança, em  Washington D.C, nos Estados Unidos.    Assinaram o novo instrumento: Brasil, Argentina, Canadá, Cabo Verde, Marrocos, África do Sul, Estados Unidos e União Europeia (saiba mais).

No Brasil, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), no conjunto de suas 26 Fundações (FAPs), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apoiam as ações da Aliança.

Mais informações: