Período: 02 a 06 de junho de 2014
Participantes: Sergio Gargioni (Presidente do CONFAP), Flávio Teles Carvalho da Silva (Presidente da FAPEMAT) e Claudio Benedito da Silva Furtado (Presidente da FAPESQ-PB)
Finalidade:
Contato direto de dirigentes das entidades de fomento à pesquisa no Brasil com a experiência de consolidação do Sistema Local de Inovação da Finlândia.
Visitas técnicas a parques tecnológicos, centros de inovação e empresas finlandesas.
Participação no Seminário de Inovação em Helsinque
Resumo:
A delegação participou do “Seminário Brasil de Inovação: Mapa estratégico para parcerias”, na sede da Finpro, a Agência de Promoção Comercial e de Investimentos, na segunda-feira (02/06), a. No evento, cientistas finlandeses ressaltaram o forte investimento em ciência e inovação feito pelo governo do país, a importância do Brasil como maior mercado de exportação da Finlândia e a contribuição do programa Ciência sem Fronteiras para a ampliação da integração entre os dois países.
Visita a laboratórios do Instituto de Inovação Vantaa, que auxilia a aceleração do crescimento da cidade como um concentrador de negócios por meio da promoção da competitividade e da internacionalização de empresas.
Na terça-feira (03/06) o grupo visitou o VTT Technical Research Center (maior organização de pesquisa aplicada multisetorial do norte da Europa) e empresas ligadas à Universidade Aalto: a Design Factory, ambiente que propicia ensino, aprendizagem, pesquisa e cocriação entre universidades, empresas e sociedade, e a Sauna Startup, incubadora para a geração de startups, fundamentada em uma metodologia de 5 semanas.
Neste dia também a missão visitou a Agência Finlandesa para o Financiamento em tecnologia e Inovação (Tekes) e fez reuniões com representantes da Academia da Finlândia (AKA), do Centro para Mobilidade Internacional (CIMO) e a Associação dos Parques Tecnológicos Finlandeses (TEKEL)
No dia 04/06 a delegação brasileira foi à cidade de Lathi visitar laboratórios e centros de Pesquisa e Desenvolvimento de energias renováveis de empresas, além da usina Kymijärvi, usina piloto de uso de dejetos para produção de energias elétrica e térmica. Na parte da tarde se deslocaram para Kausala, a fim de visitar o centro de pesquisa e desenvolvimento em climatização e ambientação internas.
Outros participantes da delegação brasileira:
Alvaro Prata, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI