Agenda de eventos
Começou nesta quarta-feira, 5, o encontro técnico do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). Durante a abertura do evento, realizada no Hotel Aquarius, foram discutidos temas como serviços jurídicos e de sistemas de informação das fundações de amparo à pesquisa. Até esta quinta-feira, 6, presidentes das fundações de amparo à pesquisa estarão reunidos para escolher a nova diretoria do Confap.
De acordo com o presidente do Confap, Odenildo Sena, as fundações de amparo à pesquisa precisam de maior reconhecimento quanto aos trabalhos desenvolvidos. "A atuação das fundações muitas vezes não é visível porque, quando se investe em ciência e tecnologia, os resultados aparecem a longo prazo. Para formar um doutor, por exemplo, se leva no mínimo quatro anos. Há projetos de pesquisa nos quais você precisa investir em 10 anos", disse Odenildo.
Segundo o presidente do Confap, o objetivo da entidade para este ano é fortalecer ainda mais as fundações de amparo à pesquisa. "Algumas delas ainda enfrentam dificuldades sérias de sobrevivência. Por isso, nosso objetivo é sensibilizar as autoridades para que entendam a importância das fundações, como forma de alavancar o desenvolvimento regional e nacional", alertou o presidente do Confap.
Evento
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), Ricardo Santana, abriu o evento com otimismo. "Esta reunião servirá como referência para um trabalho eficiente em Ciência e Tecnologia em Sergipe. O contato com as agências federais de fomento à pesquisa está sendo fundamental para a proposição de ações em conjunto. O grande diferencial da área de pesquisas hoje, no Brasil, é justamente essa troca de experiências que está acontecendo aqui", afirmou Ricardo.
Compondo a mesa de abertura do evento, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Jorge Santana, enfatizou a atuação do Governo do Estado para o fomento à pesquisa em Sergipe. "Nesta semana, estamos realizando diversos eventos voltados à área de Ciência e Tecnologia. Na última segunda-feira, sediamos um Fórum Regional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia da Região Nordeste, que tratou da dimensão regional no PAC de Ciência e Tecnogloia. Na terça-feira, foi a vez da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação", acrescentou.
Fonte: Governo do Estado de Sergipe
.