Faps

Sobre as FAPs

Encontre uma FAPs

Escolha um estado:

Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná - FA

Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná - FA

A Fundação Araucária busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. A instituição é dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Entretanto, como opera recursos públicos, é tratada pelos órgãos de controle com as mesmas exigências aplicadas aos demais órgãos governamentais.

  • DATA DE CRIAÇÃO

A Fundação Araucária foi criada pelo Decreto nº 4.684, de 12 de agosto de 1998, e passou a ter existência legal em 06 de janeiro de 2000, com a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).


Ramiro Wahrhaftig Presidente

Ramiro Wahrhaftig

Engenheiro Civil formado pela UFPR, com mestrado em Planejamento Energético, pela UFRJ e doutorando em Tecnologia e Inovação, na Universidade de Tecnologia de Compiègne – UTC, França. Interrompeu seus estudos em 1995 para assumir a pasta de secretário de Estado da Educação do Paraná.

Também foi pesquisador visitante na Universidade de Tecnologia do Twente, Holanda, na Universidade McGill, Canadá, e na Universidade do Texas em Austin, EUA. Já foi secretário de Estado da Educação do Paraná (1995-1998), também secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (1999-2002), acumulando em 2002 a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo.

Nos últimos anos esteve na Itaipu Binacional, como diretor de Coordenação e assessor do diretor Geral (2017) e, por último, ocupou o cargo de Diretor Superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu (2017-2018). Com importante participação na elaboração do plano de governo de Ratinho Junior. 

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) promove o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Pernambuco, por meio do fomento à ciência, tecnologia e inovação, mantendo estreita sintonia com o atendimento às suas necessidades socioeconômicas.

  • DATA DE CRIAÇÃO 

A FACEPE foi criada pela Lei Estadual n° 10.401/1989, de 26 de dezembro 1989.


Maria Fernanda Pimentel Presidente

Maria Fernanda Pimentel

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1985), mestrado (1992) e doutorado (1996) em Química pela UFPE. Atuou como engenheira de produção na Elekeiroz Indústria Química (1986-1988) e pesquisadora do Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco - ITEP (1988-1998). Ingressou como docente na UFPE em 1998 e atualmente é professora titular no Departamento de Engenharia Química. É coordenadora de Desenvolvimento e Pesquisa do Laboratório de Combustíveis (LAC) do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia - LITPEG/ UFPE. Membro da Câmara de Assessoramento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE nos períodos de 2007-2011 (Engenharias), 2015-2017 (Exatas) e 2021(Exatas). Participa como membro permanente dos Programas de Pós-graduação em Química - UFPE e Engenharia Química - UFPE. Assumiu em 2023 a presidência da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) é a única agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí. É uma fundação do Governo Estadual, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia (SEDET). Os recursos financeiros são assegurados pela Constituição do Estado.

  • DATA DE CRIAÇÃO 

A FAPEPI foi criada pela Lei nº 4.664/ 1993, de 20 de dezembro de 1993.


João Xavier da Cruz Neto Presidente

João Xavier da Cruz Neto

Professor Titular da Universidade Federal do Piauí, Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (1986), Mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1989), Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Pós-doutorado no Georgia Institute of Technology (2002-2003). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Otimização contínua. Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1D - CA MA - Matemática e Estatística. Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática.

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) é a agência de fomento à ciência, à tecnologia e a inovação do Estado do Rio de Janeiro. Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, sua missão é estimular atividades nas áreas científica e tecnológica, apoiando o desenvolvimento de projetos e programas de pesquisadores e empreendedores vinculados a instituições de ensino e pesquisa ou a empresas públicas e privadas.

  • DATA DE CRIAÇÃO 

A FAPERJ foi criada pelo Decreto nº 3.290, de 16 de junho de 1980.


Jerson Lima Presidente

Jerson Lima

Professor titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1997, Jerson Lima Silva é o vigésimo a ocupar o cargo de presidente da FAPERJ. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb), o professor também coordena o Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas. Pesquisador reconhecido, Lima Silva é membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências desde 1999, membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) para o Avanço da Ciência em Países em Desenvolvimento, e, em 2011, tornou-se um dos membros titulares mais jovens da centenária Academia Nacional de Medicina (ANM), na Seção de Ciências Aplicadas à Medicina.

Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o pioneirismo de seu trabalho em Biologia Estrutural lhe valeu inúmeros prêmios e distinções incluindo a concessão da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República do Brasil, na classe de Comendador (2002) e na classe de Grã-Cruz (2009). Tais pesquisas levaram a avanços no entendimento do enovelamento das proteínas, da formação de complexos multimoleculares, tais como vírus, e da formação de agregados proteicos e proteínas com a conformação alterada. Estes últimos são responsáveis pela fisiopatologia de inúmeras doenças humanas, tais como câncer, doença de Parkinson e doenças causadas por Príons.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) tem a finalidade de fomentar a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. É sua atribuição: promover a inovação tecnológica do setor produtivo, o intercâmbio e a divulgação científica, tecnológica e cultural; estimular a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infra-estrutura de pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul.

  • DATA DE CRIAÇÃO 

A FAPERGS foi criada pela Lei Estadual nº 4920, de 31 de dezembro de 1964.


Odir Dellagostin Presidente

Odir Dellagostin

Odir Antônio Dellagostin é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, possui doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor titular da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel (2003-2005). Também foi diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (2009-2016). Foi membro titular do Comitê de Medicina Veterinária do CNPq. Foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da FAPERGS (2011-2014). Foi coordenador da área de Biotecnologia da CAPES (2014 – 2018) e coordenou a estruturação da Rede SulBiotec. Em 2018 foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Possui mais de 240 artigos científicos publicados que já tiveram mais de 5 mil citações. Além disso, realizou o depósito de 28 patentes. É membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio/ MCTI (2011 a 2014) e atualmente exerce o 2º mandato na Comissão (2021-2023). É também membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho Consultivo da Finep, do Conselho de Administração da RNP e preside o Conselho de Administração do CGEE. Odir Dellagostin é presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS desde 2017, assumiu em outubro de 2020 a presidência do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP (em substituição ao ex-presidente), foi eleito presidente do CONFAP para o 1º mandato (2021-2023), e reeleito para o 2º mandato (2023-2025).