Sobre as FAPs
Escolha um estado:
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima – FAPERR foi instituída em 2022, com personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira, a Fundação é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima – SEADI, e tem como objetivo fomentar a pesquisa, o conhecimento científico, tecnológico e inovador no Estado de Roraima.
A FAPERR foi criada pela Lei Nº 1.641, de 25 de janeiro de 2022.
Pedro de Jesus Cerino possui pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Portugal (2020), doutorado em Ciência Política (2015) e mestrado em Economia (2009), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, graduação em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas Simonsen (1991), e graduação em Direito pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior - FACES (2018). Foi vice-presidente da Comissão Permanente de Licitação do Estado de Roraima (CPL/RR). Diretor geral do Instituto de Modernização do Estado de Roraima (IMP). Atuou como Secretário de Estado de Gestão Estratégica e Administração do Governo do Estado de Roraima. Foi conselheiro fiscal da Federação da Agricultura de Roraima (FAERR). Diretor superintendente da CAMARR - Câmara de Mediação e Arbitragem da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Roraima (FACIR). Atualmente desempenha a função de coordenador do Curso de Direito e é professor do Centro Universitário Estácio da Amazônia. Pedro Cerino tomou posse como presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima – FAPERR nesta segunda-feira, 04 de julho de 2022.
A Fundação de Amparo e Promoção à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) apoia e fomenta a realização da pesquisa científica, tecnológica e a inovação para o desenvolvimento humano, social e econômico do Rio Grande do Norte.
A FAPERN foi criada pela Lei Complementar nº 257, de 14 de novembro de 2003. E tem seu funcionamento regido pelo Decreto nº 17.456, de 19 de abril de 2004.
Professor e pesquisador da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) no perído de 01/2019 a 03/2022. Diretor do Campus da UERN Pau dos Ferros por dois mandatos (2007-2011; 2012-2016). Linguista de formação e atuação, é graduado em Letras (Pau dos Ferros) e especialista em Didática do Ensino Superior (Mossoró), ambos pela UERN. Mestre em Linguística Aplicada (Estudos da Linguagem) pela UFRN (Natal) e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (Araraquara). Tem Pós-Doutorado em Estudos Comparados - Português/Francês pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, na França. Pertence ao quadro efetivo de servidores da UERN, como Professor de Ensino Supeiror, nível 3 (PES315) na área de Linguística. É docente permanente do PPGL/UERN, Mestrado e Doutorado acadêmicos em Letras, desde 2007, ano de criação e aprovação do Programa na CAPES. Atuou como docente permanente do: (i) PROFLETRAS (Programa de Mestrado Profissional em Letras em rede nacional) Unidade Pau dos Ferros, de 2013 a 2019, e do (ii) PPGE/UERN (Programa de Pós-Graduação em Ensino), mestrado acadêmico, de 2013 a 2018. Além da experiência em gestão pública já referida, atuou também em gestão acadêmico-científica (em diferentes níveis), tendo atuado, em épocas e mandatos diferentes, como Chefe do Departamento de Letras, Coordenador de Especializações em Linguística Aplicada e outras, Coordenador e Vice-Coordenador do PPGL/UERN (mestrado e doutorado) e Coordenador Institucional junto à UERN do Curso de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano (parceria MDU-UFPE/UERN). Ex-líder e membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia, Cultura e Território (GPECT), certificados pelo CNPq, tem publicações em livros e em artigos em periódicos na grande área de Linguística, com ênfase nas subáreas de Argumentação e Retórica; Memória, Cultural Local e Identidade; Ensino de Línguas e Estudos do Discurso e do Texto. Foi membro-fundador do Conselho Editorial da Revista DIÁLOGO DAS LETRAS (A3 na área de Linguística e Literatura da CAPES - quadriênio 2018-2022). É filiado a diferentes associações científicas, com destaque para ANPOLL, ABRALIN, GELNE e AINPGP.