Sobre as FAPs
Escolha um estado:
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) apoia e incentiva o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, em prol do progresso científico, técnico, econômico e social, no âmbito do Estado de Mato Grosso.
A FAPEMAT foi criada pela Lei nº 6.612, de 21 de dezembro de 1994.
Marcos de Sá Fernandes da Silva possui graduação em Odontologia pela Universidade de Cuiabá - UNIC(2002). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Atualmente é presidente do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), é vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. É pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. Sua finalidade é conceder apoio financeiro e incentivar Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação relevantes para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Mato Grosso do Sul, executados por pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, públicas ou privadas localizadas no Estado.
A FUNDECT foi criada pela Lei nº 1.860 de 03 de julho de 1998.
Márcio de Araújo Pereira é natural de Ponta Porã/MS. Graduado em Administração de Empresas, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (1999), Mestre em Agronegócios – UFMS/Unb/UFG (2005), possui Doutorado em Desenvolvimento Rural – PGDR pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2013), com período sanduíche na Universidade de Wageningen (Holanda). Professor adjunto, ocupou a função de pró-reitor de Administração e Planejamento da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT desde 2017, foi presidente do Conselho Fiscal do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP (2021-2023) e, eleito vice-presidente do Conselho para o mandato de 2023 a 2025.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. Compete à Fundação apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado de Minas Gerais.
A FAPEMIG foi instituída pela Lei Delegada nº 10, de 28 de agosto de 1985. A Fundação celebra aniversário em 20 de maio (data da primeira reunião do Conselho Curador, em 1986).
Carlos Arruda é doutor em Administração, pela University of Bradford (1992 - Reino Unido), Mestre em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), e graduado em Engenharia Mecânica também pela UFMG (1980). Atualmente, é professor associado da Fundação Dom Cabral e consultor associado da Cambridge Family Enterprise.
Na Fundação Dom Cabral, de 2001 a 2021, foi professor na área de Inovação e Competitividade e Gerente Executivo do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, Diretor Executivo Adjunto de Parcerias Empresariais, Diretor Executivo do Conselho Internacional, Diretor de Relações Internacionais, Diretor de Desenvolvimento e Finanças. Antes desse período, foi o Diretor do Programa MBA Executivo e Coordenador do Núcleo de Internacionalização e Competitividade.
Antes de trabalhar na FDC, trabalhou no International Trade Center, agência das Nações Unidas focada no desenvolvimento de empresas e governos de países menos desenvolvidos na América Latina, África e Ásia.
Com formação de conselheiro pelo Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC), atualmente é presidente do conselho curador da Fundação Biominas, membro do conselho de administração da Riva Empreendimentos (Grupo Direcional) e membro do conselho consultivo da Salesforce do Brasil. O professor também foi membro do conselho consultivo da Emibra Embalagens (2018 – 2019) e membro e presidente do conselho do UNICON (EUA) 2005-2010. Atua também como voluntário na diretoria de inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-MG) e na Câmara da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT-UFMG) .
Na produção científica, é autor e coautor de diversas publicações no Brasil e no exterior, incluindo os livros "Internacionalização de Empresas Brasileiras", "Inovação Ambiental" e dos e-books “Inovação o motor do ESG” e “100 Questões mais Instigantes da Economia Digital”, publicados em 2022.
A missão da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) é promover o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica em prol do tripé: inclusão social – preservação dos recursos naturais – crescimento econômico no estado do Pará, a fim de promover o desenvolvimento sustentável.
A FAPESPA foi criada pela Lei n° 061/2007, de 24 de Julho de 2007.
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1994), mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1996) e Doutorado em Gestão, Desenvolvimento e Fortalecimento Institucional pela University of Wolverhampton (2008). Foi Chefe do Departamento de Química e Tecnologia (2000/2002), Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca (2007/2009), Diretor do Instituto Socioambiental de dos Recursos Hídricos (2009/2013), Pró-Reitor de Ensino (2013/2017), Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Norte (2015/2016), Vice-Presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior - COGRAD (2014/2015), coordenou os programas PARFOR, RENAFOR e PIBID na UFRA (2013/2017). Foi Reitor (2017/2021) e professor associado III da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2000/2021).
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) promove o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado da Paraíba, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação mantendo estreita sintonia com o atendimento às necessidades sócio-econômicas que afetam seu desenvolvimento sustentável.
A FAPESQ foi criada pela Lei n° 5.624, de 06 de julho de 1992.
Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Licenciado em Psicologia e graduado Psicólogo pela URNE/UEPB. Professor no ensino fundamental em Juazeirinho (1985-1989); Professor do Departamento de Psicologia da UEPB (1988 - 2023). Presidente do Centro Acadêmico de Psicologia; Presidente do Sindicato dos Professores da UEPB por três vezes. Vice-reitor da UEPB (1996-2000); Pró-reitor de Planejamento, de Extensão, de Graduação e Chefe do Gabinete da Reitoria da UEPB; Reitor da UEPB entre 2012 e 2020. Membro do Conselho Municipal de Educação em Campina Grande; Presidente do Conselho Estadual de Educação; Membro do Conselho Estadual de Cultura; Presidente da ABRUEM - Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais; Vice-presidente do CRUB - Conselho de Reitores da Universidades Brasileiras; Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.