Faps

Sobre as FAPs

Encontre uma FAPs

Escolha um estado:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) apoia e incentiva o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, em prol do progresso científico, técnico, econômico e social, no âmbito do Estado de Mato Grosso. Conforme Lei 6612 – de 21/12/1994, a FAPEMAT tem como finalidade o amparo e o desenvolvimento da pesquisa humanística, científica e tecnológica no Estado de Mato Grosso.


Marcos de Sá Fernandes da Silva Presidente

Marcos de Sá Fernandes da Silva

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDECT

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDECT

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, foi criada pela Lei 1.860 de 03 de julho de 1998, alterada pela Lei 2.046 de 15 de dezembro de 1999. É pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. Sua finalidade é conceder apoio financeiro e incentivar Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação relevantes para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Mato Grosso do Sul, executados por pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, públicas ou privadas localizadas no Estado.


Márcio de Araújo Pereira Presidente

Márcio de Araújo Pereira

Márcio de Araújo Pereira é natural de Ponta Porã (MS). Graduado em Administração de Empresas - UFMS (1999), Mestre em Agronegócios - UFMS/Unb/UFG (2005), possui Doutorado em Desenvolvimento Rural - PGDR/UFRGS (2013), com período sanduíche na Universidade de Wageningen (Holanda). Professor Adjunto, ocupou a função de Pró-Reitor de Administração e Planejamento da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDECT/MS (2017 - 2019) e  atual gestão (2020 - 2022).

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) induz e fomenta a pesquisa e a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.


Paulo Sérgio Lacerda Beirão Presidente

Paulo Sérgio Lacerda Beirão

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Biofísica e doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez pós-doutorado na University of Leicester (UK). Professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, foi research associate da University of Pennsylvania e do Jefferson Medical College e Honorary Research Fellow da University of Leicester.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (1994-1996) e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (2006-2008), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Toxinologia e Pró-reitor de Pesquisa da UFMG (1998-2002). Foi presidente do Conselho Curador da FAPEMIG (2010-2011) e participou como representante da comunidade científica de várias comissões ligadas a Educação, Ciência e Tecnologia, como o Conselho Deliberativo do CNPq, Conselho Consultivo da Finep, Comitê Gestor do CTInfra, Comissão de Coordenação do Pronex e Comissão Coordenadora da elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020. Atualmente, é conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Recebeu Prêmio Fundep 2012. É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq de fevereiro de 2011 a agosto de 2013, e Diretor de Cooperação Institucional do CNPq (julho de 2014 a abril de 2015). Assumiu a diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG em 2015.

Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará - FAPESPA

Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará - FAPESPA

A missão da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA) é promover o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica em prol do tripé: inclusão social – preservação dos recursos naturais – crescimento econômico no estado do Pará, a fim de promover o desenvolvimento sustentável.


Carlos Edilson de Almeida Maneschy Presidente

Carlos Edilson de Almeida Maneschy

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Engenharia Mecânica pela University of Pittsburgh (1986) e estágio pós-doutoral na University of Pittsburgh (1991). Foi professor associado da PUC-Rio (1986-1991) e da Universidade de Pittsburg (1991-1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Análise de Tensões, Mecânica dos Sólidos e Mecânica nâo Linear. Em julho de 2009 foi nomeado Reitor da UFPA com mandato até julho de 2013. Em agosto de 2012 foi eleito presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Atualmente é Secretário de Ciência,Tecnologia do Estado do Pará e presidente da Fundação Amazônia de apoio à pesquisa do Pará (FAPESPA).

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) promove o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado da Paraíba, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação mantendo estreita sintonia com o atendimento às necessidades sócio-econômicas que afetam seu desenvolvimento sustentável.


Roberto Germano Presidente

Roberto Germano

Roberto Germano Costa possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1982), graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba e ex- Diretor do Instituto Nacional do Semi-Árido-INSA/ MCT.